NÍVEL DE CONHECIMENTO, ACEITABILIDADE E ACESSO À PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES DE ESTUDANTES DE MEDICINA

Autores

  • Gustavo Leite Camargos UNIFAGOC
  • Alexandre Augusto Macedo Correa UNIFAGOC
  • Guilherme de Andrade Avelar
  • France Araújo Coelho UNIFAGOC

DOI:

https://doi.org/10.46635/revise.v9ifluxocontinuo.2173

Palavras-chave:

Educação médica, PNPIC, medicina integral, modelo biopsicossocial

Resumo

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) desde sua implementação no SUS vem aumentando no número de especialidades ofertadas. Apesar destas mudanças na PNPICs, observa-se pouca divulgação das PIC´s, tanto entre os profissionais da saúde quanto para a população geral, tornando-se mais difícil de se atingir o que foi preconizado. Com isso, o objetivo deste trabalho foi o de avaliar o conhecimento, o acesso e a aceitabilidade dos discentes do curso de Medicina de uma Instituição de Ensino Superior do Sudeste de Minas Gerais (MG) quanto à PNPIC e as PIC´s. Foi realizado um estudo transversal, observacional com abordagem quantitativa descritiva por meio da aplicação de um questionado semiestruturado nos discentes do 1º ao 8º período do curso de medicina no segundo semestre de 2019. Foram feitas análises de estatística descritiva das variáveis coletadas sendo os resultados discutidos nas três dimensões supracitadas. A amostra foi composta por 140 alunos, com média de idade 23,22 (DP 5,39) anos. Quando questionados se conheciam a PNPIC, 66,4% (93) afirmaram que não. Sobre a inserção da PNPIC na grade curricular (IGC) e no sistema de saúde brasileiro (ISB), houve um percentual de aceitabilidade de 83,5% e 87,8%, respectivamente. Diante dos nossos resultados, foi possível perceber que em nossa amostra houve um maior percentual quanto ao conhecimento da PNPIC, sendo que quase a metade da amostra relatou que o tópico da PNPIC foi abordado em alguma disciplina da faculdade. De forma específica, as cinco práticas mais conhecidas foram a Acupuntura, Ioga, Meditação, Homeopatia e Fitoterapia. Quanto ao acesso, as práticas mais utilizadas foram a Acupuntura, Meditação, Homeopatia, Ioga e Fitoterapia. Por fim na dimensão de aceitabilidade, mais da metade da amostra apresentou ser favorável à inserção das PICs na grade curricular do curso.

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Biografia do Autor

Alexandre Augusto Macedo Correa, UNIFAGOC

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001). Mestre em Saúde Brasileira. Doutor em Saúde Pública pela UCES - Universidad de Ciencias e Empresariales y Sociales. Especialista nas áreas de Neuropsicologia, Neurociências e Psicologia Humanista e Existencial. Diretor do curso de Psicologia do Centro Universitário Governador Ozanam Coelho - UNIFAGOC/MG - Ubá.

Guilherme de Andrade Avelar

Acadêmico no curso de Medicina (9° Período), no Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC) - Ubá (MG), membro fundador do Diretório Acadêmico de Medicina e Coordenador dos assuntos Internos e Externos.  

France Araújo Coelho, UNIFAGOC

Mestre em Ciência da Nutrição com ênfase em Saúde Pública pela Universidade Federal de Viçosa (2014).Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Presidente Antônio Carlos - Ubá (2010), especialização em Enfermagem em Urgência e Emergência pela Faculdade Redentor - RJ (2011), aprimoramento profissional de nível superior em Epidemiologia do Envelhecimento pela Universidade Federal de Viçosa (2011/2012). Atualmente é docente do curso de graduação em Medicina e Diretora da UNIFAGOC.

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Publicado

2022-04-08

Como Citar

Camargos, G. L., Macedo Correa, A. A., de Andrade Avelar, G. ., & Araújo Coelho, F. (2022). NÍVEL DE CONHECIMENTO, ACEITABILIDADE E ACESSO À PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES DE ESTUDANTES DE MEDICINA. REVISE - Revista Integrativa Em Inovações Tecnológicas Nas Ciências Da Saúde, 9(fluxocontinuo), 77–89. https://doi.org/10.46635/revise.v9ifluxocontinuo.2173

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