Conhecimento e interesse dos estudantes de medicina sobre as práticas integrativas e complementares de saúde

Autores

  • Cássia Regina da Silva Neves Custódio Universidade Municipal de São Caetano do Sul. https://orcid.org/0000-0003-3926-2203
  • Camille Luri Makimura Universidade de Mogi das Cruzes
  • Jaqueline Galdino Mendes Universidade de Mogi das Cruzes
  • Jéssica Mayumi Nakamoto Universidade de Mogi das Cruzes
  • Renata Harumi Adati Cruz Universidade de Mogi das Cruzes

DOI:

https://doi.org/10.46635/revise.v8ifluxocontinuo.2112

Palavras-chave:

Educação Médica, Sistema Único de Saúde., Terapias Complementares, PICS

Resumo

O uso de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) no tratamento de doenças pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tem aumentado consideravelmente e hoje 29 procedimentos são disponibilizados, sendo que 88% deles são oferecidos na Atenção Básica. Segundo dados do Ministério da Saúde, foram realizados aproximadamente 1,5 milhões de atendimentos em 2017, entre as práticas mais utilizadas destacam-se a homeopatia e acupuntura. Embora existam evidências científicas que demostrem os benefícios do tratamento da medicina alopata integrada às PICs, ainda existe um desconhecimento tanto da população como dos estudantes e profissionais da saúde sobre o assunto, gerando controvérsias com a busca crescente dos pacientes por esses tratamentos. Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar o conhecimento e o interesse dos acadêmicos de medicina à respeito das PICs. Metodologia: Os dados foram coletados em 2018 a partir de questionário elaborado pelos autores e aplicado a 224 estudantes matriculados no curso de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) - SP. Resultados: Do total de entrevistados, verificou-se que 75,8% dos estudantes desconhecem que estas práticas já estão incorporadas ao SUS, contudo, 68,3% demonstraram interesse em inserir conteúdos correlacionados às PICs como componentes curriculares durante a graduação. Conclusão: Apesar do nível de conhecimento da amostra apresentar-se abaixo do esperado, os participantes da pesquisa se mostraram interessados em explorar o assunto. Além disso, foi evidenciada a crescente demanda dos pacientes por esse tipo de tratamento, indicando a necessidade da inserção de tais modalidades nos currículos médicos.

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Biografia do Autor

Cássia Regina da Silva Neves Custódio, Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Doutora em Ciências Básicas - UNIFESP, Docente do curso de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Docente do curso de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes.

Camille Luri Makimura, Universidade de Mogi das Cruzes

Acadêmica do curso de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes.

Jaqueline Galdino Mendes, Universidade de Mogi das Cruzes

Acadêmica do curso de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes.

Jéssica Mayumi Nakamoto, Universidade de Mogi das Cruzes

Acadêmica do curso de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes.

Renata Harumi Adati Cruz, Universidade de Mogi das Cruzes

Acadêmica do curso de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes.

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Publicado

2021-04-02

Como Citar

CUSTODIO, C., Makimura, C. ., Mendes, J. G., Nakamoto, J. ., & Cruz, R. . (2021). Conhecimento e interesse dos estudantes de medicina sobre as práticas integrativas e complementares de saúde. REVISE - Revista Integrativa Em Inovações Tecnológicas Nas Ciências Da Saúde, 8(fluxocontinuo), 255–273. https://doi.org/10.46635/revise.v8ifluxocontinuo.2112

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