Vol. 5 No fluxocontinuo (2019): Dossiê experiências de integração ensino-serviço nas Práticas Integrativas e Complementares.

					Afficher Vol. 5 No fluxocontinuo (2019): Dossiê experiências de integração ensino-serviço nas Práticas Integrativas e Complementares.

PREFÁCIO

 

Profa. Dra. Laisa Liane Paineiras Domingos

Fisioterapeuta, psicóloga e doutora em Ciências

 

É com imenso prazer que apresentamos mais uma edição da Revise, a Revista Integrativa em Inovações Tecnológicas nas Ciências da Saúde. Nesta edição denominada Dossiê Experiências de Integração Ensino-Serviço nas Práticas Integrativas e Complementares, reunimos 15 artigos científicos com diferentes abordagens relacionadas às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), onde se destacam o relaxamento e a meditação contextualizando reflexões sobre a Saúde mental, o diálogo crítico sobre as PICS, a promoção do cuidado,  intervenções terapêuticas por meio de  consagradas PICS como a Meditação, a Fitoterapia, a Medicina Tradicional Chinesa, as Danças Circulares, a Osteopatia e a Arteterapia, que vem avançando no campo da ciência. Adicionalmente, são discutidas estratégias que visam à redução do estresse, a expressão salutar das emoções e um olhar cuidadoso sobre a saúde do trabalhador.

Todo material disponibilizado nesta edição vem contribuir com o compromisso de estimular a criação, o desenvolvimento e a manutenção de um cenário acessível, integrativo e universal de garantia da saúde à nossa população. Fizeram grandes contribuições nesta edição, profissionais expoentes em suas áreas de atuação na saúde e na educação, dos quais destacamos Daniela Dallegrave, Anailza Meirelles, Mônica Dantas, Cleide Lucilla, Maria Luisa Comper e Josineide Vieira Alves.

Desejamos à todos, uma leitura prazerosa capaz de fomentar um pensamento reflexivo, conexões de novas ideias e o desejo futuro de juntar-se à nós, para que o saber adquirido faça seu trajeto ideal, expanda pelo mundo e nos faça cada vez mais defensores de uma saúde de qualidade, excelência e promovida por meio das PICS.                                                                                                

Publiée: 2021-04-02

Artigos