Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato PDF com numeração das linhas.
  • A folha de rosto está com título, sem logomarca, sem nome dos autores e resumo em português e estrangeiro.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto tem espaçamento 1,5; usa Times New Roman; tamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores .
  • O trabalho se refere às temáticas da REVISE.
  • O trabalho está dentro das normas da revista, tais como ABNT ou APA, ao uso do sistema autor-data  no corpo do texto.
  • Emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL).
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), a folha de rosto está sem nome dos autores, logomarcas; as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas. 
  • O trabalho está de acordo com as normas de ética do Conselho Nacional de Ética na Pesquisa.

Diretrizes para Autores

Submissão

ENCAMINHAR O ARTIGO PARA

1- INICIAL:  https://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/revise/about/submissions;

2-  APÓS AS MODIFICAÇÕES DO ARTIGO: Entre na submissão antiga, no ícone "adicicionar comentários". Clique em 'participantes'. Clique em "enviar artigo'.  

A Revista Integrativa de Inovações Tecnológicas nas Ciências da Saúde publica  trabalhos em diálogo entre os eixos temáticos da revista.

Para tanto a revista se divide nas seguintes seções:

Tabela 1 - Natureza de publicações  



Proposta

Objetivos

Artigo

 

Revisao  revisão

 

Entrevistas

 

Relato de experiências

 

 Experiências Laboratoriais

Textos de discussões 

Artigo: Deve ser um artigo de pesquisa ou de revisão exploratória que permite desenvolver horizontes e abrir novas linhas de pesquisa, com extensão de 12 ate 18 páginas.  

Recensão crítica: deve ser um artigo que explora e faz analise critica de um livro ou vários livros ou artigos. o mesmo deve ter uma extensão de 5 a 8 páginas. 

Entrevistas: Deve ser uma apresentação inédita da entrevista que permite a reflexão por parte da comunidade académica, a mesma não pode ser de natureza jornalística. portanto, deve ter entre 05 a 08 páginas. 

Relato de experiências: Deve ser um texto que evidencia a experiência de pesquisa e extensão que deve relatar aprendizagem colhida e finalmente deve desenvolver mecanismos de apropriação intelectual pela comunidade académica. Deve ter uma extensão de 07 a 10 páginas 

Experiências laboratoriais: Deve ser uma abordagem integral que discute e sistematiza os principais desafios quanto a eficácia dos resultados laboratoriais desde que aponte nas possíveis soluções. deve ter uma extensão de 10 a 12 páginas.

Apresentação de textos de discussões, resultados de atividade acadêmica, como também de pesquisas  em andamento.  Podem estar na página do grupo de pesquisa/mestrados para discussão pelos pares como laboratório de transformação em artigo científico REVISE. deve ter uma extensão de 04 a 06  páginas      

Dossiê Contate o editor. 

Observações:

  1. A Revista adota o modelo de Publicação Contínua, através da publicação dos artigos organizados em diferentes dossiers.  
  2. A Revista não aceita que seja enviado o mesmo manuscrito a outras revistas simultaneamente.
  3. A submissão de texto significa sem publicação em outros espaços científicos. 

 

SUBMISSÃO DE MANUSCRITOS

  • Está aberto a qualquer pessoa a submissão de texto científico, de acordo com as diretrizes de submissão. 
  • Para a publicação de artigos científicos na REVISE, deve ser feita a inscrição e acompanhamento das propostas dos revisores por par. 
  • A plataforma OJS REVISE UFRB possui ferramenta de correspondência,  notificação ao autor, decisão do editor e pedido de revisão do manuscrito. Essas ferramentas fortalecem o sistema de avaliação sem que o autor tenha que enviar um arquivo com dados pessoais.  

A aceitação ou recusa dos manuscritos será sempre uma decisão com base no parecer

dos avaliadores na seguinte tabela :

Tabela 2: Pontuação para aceite do artigo

No. 

Descrição 

Pontuação 

01

Aceite (05 a 10 pontos)

Não aceite (01 a 04 pontos). 

Esta varia de 05 a 10, com seguinte distribuição do peso.

Relevância: 2 ponto

Consistência: 3 ponto 

Inovação: 2 pontos

Formatação e citações: 1 pontos

Abertura para pesquisas futuras: 1 ponto

Sustentabilidade dos resultados: 1 ponto. 

 

NORMAS 

Os artigos deverão ser elaborados conforme as normas estabelecidas pela Revista REVISE. 

Idioma

Os artigos submetidos na REVISE podem ser redigidos na língua portuguesa, inglesa, francesa e Espanhola, devendo o resumo (abstract) estar em duas línguas.  

3.2     Formatação

3.2.1   Tamanho do Documento

A REVISE estabelece um máximo de  páginas por artigo científico, de acordo com a tabela 1. Pode-se usar formato APA/ABNT para a padronização do artigo científico de acordo com a área de atuação do autor.  O autor submeterá  seu arquivo em formato PDF com número de linhas em numeração  Para tanto Clique em uma seção ou selecione várias seções. Na guia Layout, no grupo Configurar Página, clique em Números de Linha. Clique em Opções de Numeração de Linhas e na guia Layout. Na lista Aplicar a, clique em Seções Selecionadas. Clique em Números de Linha. Para a editoração final o autor envia o arquivo em word sem número de linhas.

 

 

Fonte

O corpo do manuscrito deve ser redigido em texto corrido, espaçamento 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12. A página deverá ser do tamanho A4, com formatação de margem superior e esquerda de 3,0cm; a inferior e direita de 2,0cm. O texto deve conter, necessariamente, a numeração da página no canto inferior direito.

Relativamente aos parágrafos, estes devem ser caracterizados pelo recuo inicial.

 

Figuras e Tabelas

As figuras e tabelas deverão estar no corpo do texto, com indicação clara do título e das legendas de com acordo com as normas da ABNT/APA de apresentação de tabela, gráficos e figuras.

 

Símbolos

  • As unidades numéricas, abreviaturas e os nomes científicos usados ao longo do texto devem ser claramente indicados e devem seguir as normas vigentes do Sistema Internacional de Unidades (SI). Caso outras unidades tenham sido usadas, indique o equivalente no SI;
  • Os nomes científicos de espécies animais e de plantas devem ser escritos em latim e em itálico;
  • Os nomes comerciais ou abreviações de produtos químicos devem ser apenas usados quando precedidos pelo nome do químico ou nome científico correspondente. Deve ser evitado o uso de abreviações que não fazem parte do jargão da especialidade; 
  • Equações matemáticas devem ser indicadas em negrito ou numeração indo-arábico. 

 

 

Anexos

Os anexos serão material suplementar para auxiliar à avaliação pelos pares, os quais serão  incluídos na publicação final em um arquivo a parte em um link no texto.

Disposições Gerais

  • Para efeitos de uniformização, o formato da edição final orientado ao autor é de sua responsabilidade. Será fornecido o formato padrão REVISE para que o autor faça a formatação final. A unidade editorial reserva-se o direito de pequenos ajustes que serão enviados ao autor para balizar a edição final

 

 

ESTRUTURA DOS MANUSCRITO

 

Para o estágio final de edição e  publicação o editor solicita ao autor a seguinte formatação do texto 

 

  1. Rosto (Página inicial)

Esta página deve conter o título do artigo, nomes dos autores e respectiva filiação. O título deve ser curto e descritivo e não deve conter nenhuma abreviação. O título centralizado em caixa alta deve estar em duas línguas (português e inglês ou vice-versa), devendo a segunda ser a tradução exata da língua original. Os nomes de autores à direita com filiação abaixo. Nos casos de mais de um autor, o autor correspondente, isto é, o responsável pela troca de correspondência com a equipe editorial, deve estar claramente indicado.

  1. Resumo e Abstract

Na mesma folha o autor deve colocar o resumo e o abstract devem conter não mais do que 250 palavras. Estes devem conter suposição do estudo, método, resultado, discussão e conclusão que deve enfatizar o que de novo existe como resultado do trabalho de investigação, suas implicações e potencias aplicações.  Formatação com fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples.

Depois do resumo e do abstract, os autores devem indicar três a quatro palavras-chave (key- words). Cada palavra-chave deve estar separada por uma vírgula.

 

  1. Introdução

Esta deve incluir uma curta revisão bibliográfica e discussão teórica, as razões para a realização e os objectivos do estudo.

  1. Materiais e métodos

Deve conter, de forma breve, a informação suficiente para que seja possível para outros reproduzir a mesma metodologia, devendo apenas ser descrito os detalhes de novos métodos ou procedimentos.

  1. Resultados

Podem ser apresentados em texto, tabelas, figuras e ou gráficos. Deve-se evitar ser redundante no texto, se a mesma informação estiver apresentada em tabelas ou gráficos. As figuras e as tabelas devem ser enumeradas consecutivamente na mesma ordem em que estas são referidas no texto.

  1. Discussão

Deve ser concisa e deve conter a interpretação dos resultados apresentados no capítulo dos resultados e como estes se ajustam (ou não) aos resultados de outros trabalhos publicados.

  1. Conclusão

No final da discussão devem ser apresentados, de forma sucinta, as principais conclusões do trabalho em mais de um parágrafo com mais de uma frase em cada parágrafo. 

 

 

5      NORMALIZAÇÃO BIBLIOGRÁFICA 

Citações

As citações num texto podem ser diretas ou indiretas, conforme a explicação que se segue:

Citação Direta

Refere-se à transcrição literal do texto do autor. Neste caso, a frase citada deve constar entre aspas duplas (“ ”), seguida pela menção de responsabilidade, a data do documento e a indicação da página na qual o texto foi retirado. A citação direta pode ocorrer nas modalidades APA sobrenome em caixa baixa, ABNT sobrenome em caixa alta, conforme os exemplos:

  • Exemplo 1: as citações podem ser diretas ou indiretas, em que a “direta refere-se à transcrição literal do texto do autor” (Armando, 2020, p. 76);
  • Exemplo 2: De acordo com Armando (2020, p. 76), a “citação direta refere-se à transcrição literal do texto do autor”.

 

Citação Indireta

Corresponde à paráfrase, isto é, quando não se incorpora diretamente o texto do autor. Neste caso, a menção de responsabilidade ser acompanhada pela data do documento. Neste caso, dispensa-se a indicação da página na qual o texto citado foi retirado.

 

Indicação de Responsabilidade

A responsabilidade (ou autoria) de um trabalho científico pode ser indicada segundo as modalidades que se seguem:

  • Um autor: indica-se o nome (apelido) e a data (ano) de publicação;
  • Dois até três autores: indicam-se os nomes dos autores separados por ponto e vírgula e/ou pela conjunção e, para separar em relação ao último nome, seguida pela data de publicação;
  • Mais de três autores: indica-se o primeiro nome, seguido pela expressão latina et al., seguida pela indicação da data de publicação do documento.

 

Referências Bibliográficas

A indicação das referências bibliográficas, baseadas nas normas APA (American Psicological International) deve ser feita de acordo com as disposições gerais, tipo de material e exemplos a seguir:

 

Revisores 

O Editor agradece a indicação, pelos autores, de até quatro nomes e endereços de especialistas que possam atuar como revisores do seu manuscrito. O Editor fará o contacto com estes, como também outros em relação ao tema do seu manuscrito. Cada artigo será revisto por 02 revisores, pareceristas, avaliadores da submissão à fase de publicação.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.