Prefácio Brasil
Palavras-chave:
saúde-doença, ensino-aprendizagem, interface saúde-educação, desenvolvimento no curso de vida, inclusãoResumo
Este prefácio apresenta um conjunto de obras que totaliza quatorze artigos, de pesquisadores que transitam na interface Saúde-Educação, provenientes da aproximação de universidades brasileiras e africanas. Multiculturalismo e diversidade justificam sua produção, inclusive, pelos diferentes idiomas adotados na escrita, uma vez que os editores optaram por não repetir o hábito do domínio da ciência pelo domínio da língua, considerando e aceitando as diferenças entre o português brasileiro, o moçambicano e outras línguas. Há também diversidade de conceitos, a partir de diferentes abordagens teóricas e áreas de atuação, sob as perspectivas de pessoas em variados momentos do curso de vida e contextos de desenvolvimento, muitas vezes interrelacionados, executando diversas funções sociais, sejam nos processos de ensino-aprendizagem, na educação pensada para tod@s, ou de saúde-doença, no trabalho. O entrelaçamento de diferentes culturas aproximadas por estudos acadêmicos, culminaram neste belíssimo volume, que pode ser contemplado pelos leitores como quem admira obras de arte com diversos temas ao fundo. Ao adentrarmos nesta exposição, obras oriundas de diferentes contextos, mas contemporâneas nas ideias de seus autores, provocam impacto de visualizarmos primeiramente o conjunto da obra para, somente depois, nos atermos à riqueza de detalhes e sentirmos vontade de que se torne, no futuro, uma exposição interativa, de âmbito internacional, com a participação de tod@s.