Capacitação em auriculoterapia para profissionais do SUS de 2016-2017.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46635/revise.v5ifluxocontinuo.1769

Palavras-chave:

Auriculoterapia, Medicina Tradicional Chinesa, Atenção Primária à Saúde, Educação a Distância, Terapias Complementares, PICS

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever o perfil dos matriculados, de sua participação no curso e da prática da auriculoterapia pelos egressos de um curso semipresencial de auriculoterapia ofertado a profissionais da atenção primária à saúde brasileira, em 2016-2017. Foi enviado um questionário eletrônico após o curso a 5.703 matriculados, respondido por 2.982 profissionais (52%). A maioria eram mulheres (86%), relativamente jovens (idade média= 36,8 anos), enfermeiras (35%), fisioterapeutas (14%), psicólogas (8%) e médicas (7%). Concluíram a etapa a distância 95% dos respondentes e sentiram-se aptos a praticar auriculoterapia após o curso 79% deles; sendo que 73% o fizeram. Destes, 93% referiram boa aceitação pelos usuários e 96% relataram perceber boa efetividade clínica. O curso é uma iniciativa educacional indutora da prática da auriculoterapia em quase 3/4 dos egressos. A disseminação em larga escala do curso pode viabilizar a integração da auriculoterapia ao cuidado convencional na atenção primária à saúde.

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Biografia do Autor

CHARLES DALCANALE TESSER, Departamento de Saúde Pública - Centro de Ciências da Saúde - Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis - SC

Médico com residência em Medicina Preventiva e Social (1993), mestrado (1999) e doutorado (2004) em Saúde Coletiva na UNICAMP, especialização em Homeopatia na Associação Paulista de Homeopatia (1997), atuação pregressa por 14 anos como generalista na atenção primária à saúde (APS) em zona rural e urbana, professor do Departamento de Saúde Pública da UFSC desde 2006, é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, com pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2015), com  atuação nas áreas de medicinas alternativas e complementares, prática médica, educação permanente e organização de serviços de APS (ESF). Atua como coordenador pedagógico do curso de Auriculoterapia da UFSC.

Melissa Costa Santos, Departamento de Saúde Pública - Centro de Ciências da Saúde - Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis - SC - Brasil

Graduação em Farmácia (UFRGS, 2003), Mestrado em Saúde Coletiva (UFSC/2012), Especialização em Acupuntura (CIEPH/SC-INCISA/MG, 2005), Especialização em Gestão da Saúde Pública (UFSC, 2012); Especialização em Educação na Saúde para preceptores do SUS (IEP/HSL,2013), Especialização em Gestão de Políticas Públicas Informadas por Evidências (IEP/HSL,2017), Aperfeiçoamento em Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde (FIOCRUZ/2015). Cursos Internacionais de aperfeiçoamento em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa (China, Argentina/Espanha). Atualmente é servidora pública da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, atuando na área de Educação Permanente em Saúde, com experiência na área de Saúde Coletiva, Educação Permanente em Saúde e Práticas Integrativas e Complementares. Atua na equipe de gestão e como professora do curso de Auriculoterapia da UFSC.

Emiliana Domingues Cunha da Silva, Departamento de Saúde Pública - Centro de Ciências da Saúde - Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis - SC - Brasil

Mestre em Saúde Coletiva - UFSC, farmacêutica e bioquímica, especialista em Acupuntura pelo CIEPH (Centro Integrado de Estudos e Pesquisa do Homem - Florianópolis-SC) com aprimoramento em Medicina interna, Tui ná e Acupuntura em Jinan na província de Shandong - China, servidora da Universidade Federal de Santa Catrina, atua na equipe de gestão e como professora do curso de Auriculoterapia da UFSC.

Ari Ojeda Ocampo Moré

Médico pela Universidade Federal de Santa Catarina, Residência Médica em Acupuntura no Hospital Regional de São José. Mestre em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Saúde Coletiva pela UFSC. Médico do Serviço de Medicina Integrativa e Acupuntura do Hospital Universitário da UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa Translacional em Acupuntura/CNPq. Supervisor dos Programas de Residência Médica em Acupuntura e R3 de Dor em Acupuntura do Hospital Universitário-UFSC. Board Member da Society for Acupuncture Research. Atua na equipe de gestão e como professor do curso de Auriculoterapia da UFSC.

Fátima Farias Terezinha Pelachini, Departamento de Saúde Pública - Centro de Ciências da Saúde - Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis - SC

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Especialista em Fitoterapia, Acupuntura, Saúde Pública. Funcionária Pública do município de Florianópolis. Atua como Enfermeira da Equipe de Saúde da Família da UBS Monte Cristo. Presta Assessoria em Educação em Saúde, Fitoterapia, Acupuntura e Práticas Integrativas e Complementares. Atua na equipe de gestão e como professora do curso de Auriculoterapia da UFSC.

Lúcio José Botelho, Departamento de Saúde Pública - Centro de Ciências da Saúde - Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis - SC - Brasil

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (1977), mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). É professor adjunto iv da Universidade Federal de Santa Catarina e coordenador de residência médica da Universidade Federal de Santa Catarina , atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, acidentes de trânsito e mortalidade materna. Atua como coordenador do projeto de extensão do curso de Auriculoterapia da UFSC.

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Publicado

2021-04-02

Como Citar

TESSER, C. D., Santos, M. C., Silva, E. D. C. da, Moré, A. O. O., Pelachini, F. F. T., & Botelho, L. J. (2021). Capacitação em auriculoterapia para profissionais do SUS de 2016-2017. REVISE - Revista Integrativa Em Inovações Tecnológicas Nas Ciências Da Saúde, 5(fluxocontinuo), 1–18. https://doi.org/10.46635/revise.v5ifluxocontinuo.1769

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