PRÁTICAS MEDITATIVAS E SUA INTERFACE COM OS CAMPOS DA PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: APONTAMENTOS DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA.
Palavras-chave:
Meditação, Psicologia, Educação, MindfulnessResumo
O presente estudo tem como objetivo analisar a produção científica sobre meditação e sua interface com os campos da Psicologia e Educação. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica nos seguintes bancos de dados: Portal de Periódicos da Capes, Portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC) e do Scientific Electronic Library Online (SciELO). Visando explorar como este objeto e fenômeno social - meditação - tem sido apropriado pelas ciências psicológicas e aplicadas ao contexto educacional. O corpus, selecionado por meio de critérios específicos, foi composto por 13 artigos publicados entre os anos de 2012 e 2019, e submetido à Análise Temática de conteúdo, com base na perspectiva de Minayo, sendo que os resultados foram categorizados em três eixos analíticos. Como principais conclusões, destacam-se: o predomínio de pesquisas realizadas no sul/sudeste do Brasil; forte associação entre as concepções de meditação e mindfulness, ancoradas em perspectivas cognitivistas, literatura estrangeira norte-americana e metodologia quantitativa; observou-se uma lacuna envolvendo a educação infantil e o potencial da creche como lócus de pesquisa e intervenção alinhadas às práticas meditativas. Dessa forma, considera-se que as práticas integrativas e complementares, nas quais a meditação pode estar inclusa, podem se consolidar como importante estratégia pedagógica e terapêutica no enfrentamento de queixas escolares e promoção de saúde mental junto à população infantojuvenil. Ainda que escassos, os estudos têm apontado um status promissor para as práticas meditativas aplicadas neste contexto e espera-se que estes achados possam orientar a produção de novas pesquisas e intervenções no campo.