A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR:

CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores/as

Palabras clave:

Pibex, Experiência, Saberes, Universidade, Comunidade

Resumen

O presente artigo versa sobre a experiência como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), no Núcleo Carolina Maria de Jesus, do Programa de Extensão Tecelendo, assim como de estudantes/estagiários de Pedagogia na tessitura dos saberes entre a Extensão Universitária e a Educação Popular. Diante disso, busca-se compreender as contribuições da extensão universitária na perspectiva da Educação popular para a formação de estudantes do curso de Pedagogia. No que tange à fundamentação teórica, está pautada em autores que pesquisam, discutem e problematizam a temática aqui discutida, a exemplo de Freire(1977; 1987) e Brandão(1981; 2009). A metodologia utilizada corresponde a uma pesquisa de abordagem qualitativa (MINAYO, 2001), do tipo pesquisa de campo (MARCONI; LAKATOS, 2003), para isso, utilizou-se como instrumento de produção de dados a entrevista semiestruturada (MINAYO, 2001), realizada de maneira virtual pela plataforma Google Meet com dois estudantes/estagiários do curso de Pedagogia. A perspectiva de análise dos dados está referenciada nos estudos da Análise do Conteúdo (BARDIN, 1977). A partir desseprocesso investigativo, a experiência extensionista possibilitou a ampliação do olhar crítico-reflexivo dos graduandos sobre a sociedade e as dimensões que marcam o processo educativo para além dos muros das escolas e das universidades.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Eurácia Barreto de Andrade, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Profª Drª da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com atuação no Cento de Formação de Professores (CFP). Pesquisadora e líder do Núcleo Carolina Maria de Jesus: Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Popular, Agroecologia e Alfabetização da Classe Trabalhadora, vinculada ao Programa de Extensão Tecelendo (UFRB/CFP).

Citas

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. [S.l.]: Edições 70, 1977.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Cultura rebelde: escritos sobre a educação popular ontem e agora. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.

_____. O que é Educação. Coleção Primeiros 20 Passos.3.ed. Editora Brasiliense, 1981.

FREIRE, Paulo. Extensão e Comunicação? São Paulo: Paz e Terra, 1977.

_____. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria (org.). Fundamentos de metodologia científica.5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MELO, José Francisco de. Extensão Universitária – diálogos populares. 2.ed. João Pessoa: Editora da UESB, 2002.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

ROCHA, Roberto Mauro Gurgel. Extensão Universitária: comunicação ou domesticação? Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 6/7, n. 2/1, p. 53-60, 1983/1984.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA. Conselho Acadêmico. Resolução nº 38/2017, de 13 de julho de 2017. Dispõe sobre a aprovação das normas que disciplinam as ações de Extensão Universitária no âmbito da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Cruz das Almas: Conselho Acadêmico. Disponível em: https://www.ufrb.edu.br/proexc/images/Revis%c3%a3o_da_Resolu%c3%a7%c3%a3o.PDF. Acesso em: 20 dez. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA. Conselho Acadêmico. Resolução nº 06/2016, de 11 de abril de 2016. Regulamenta o Programa Institucional de Bolsas de Extensão. Cruz das Almas: Conselho Acadêmico. Disponível em:https://ufrb.edu.br/pibex/images/Resolucao_006_-_2016.pdf. Acesso em: 28 dez. 2022.

Archivos adicionales

Publicado

2023-11-28

Cómo citar

Oliveira dos Santos, R., & Barreto de Andrade, M. E. . (2023). A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR: : CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 24(1), 33–45. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3343

Artículos similares

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.