A DANÇA COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR DAS RELAÇÕES ETNICO RACIAIS NA EDUCAÇÃO
REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E.S.S.A. DANÇA.
Palavras-chave:
Cultura Afro-brasileira, Corpo, DançaResumo
Este trabalho relata as atividades do projeto E.S.S.A. DANÇA em diálogo com o potencial político e formativo da extensão universitária. Tais implicações político-sociais exigem dos sujeitos envolvidos na ação extensionista uma postura intelectual aberta ao diálogo e á alteridade. Nessa direção, o projeto tem como objetivo oferecer vivências em dança para alunos do ensino médio técnico da Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo (E.S.S.A.), na cidade de Ibirité – MG, como forma de valorizar e fortalecer a história e a cultura dos povos africanos e afro-brasileiros. Por meio de oficinas que promovem vivências em danças diversificadas, seguidas de momentos de reflexão sobre a cultura afro-brasileira através de músicas, vídeos etc., os alunos foram incentivados a perceber as potencialidades do próprio corpo e a produzir danças a partir do reconhecimento de sua própria identidade e corporeidade. Por meio de vivências afirmativas em relação a seu pertencimento racial, os alunos puderam questionar o lugar de inferioridade destinado à cultura negra e ressignificá-la de maneira positiva. Desta forma, acreditamos que a dança assim como a extensão universitária, encerram em si uma dimensão política, que podem potencialmente contribuir para a formação de alunos capazes de questionar, intervir e transformar a realidade.
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Referências
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