Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor"
  • O trabalho refere-se diretamente a uma ação de extensão conforme as diretrizes estabelecidas na Resolução do CONAC nº 57 de 2022, trazendo a relação transformadora entre a Universidade e os demais setores da sociedade, orientada por princípios de dialogicidade e ética, favorecendo a interculturalidade e perspectivas pluriepistêmicas sobre os saberes.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos descritos nas Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, extensão .doc ou .docx.
  • Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta Revista.
  • A identificação de autoria desse trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no arquivo Word, garantindo, desta forma, o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos e relatos de experiências).
  • As autorias ficam cientes de que o periódico não exige cobrança para submeter e nem publicar na revista, bem como o/a autor/a não receberá qualquer remuneração para tal.

Diretrizes para Autores

1- Compromisso da Revista Extensão

A Revista Extensão objetiva fortalecer a extensão universitária em todo o país, como um processo formativo, pedagógico e cidadão. A Revista, com periodicidade semestral, tem como compromisso divulgar os conhecimentos produzidos a partir da extensão universitária, em suas diversas modalidades, na relação indissociável entre o ensino, a pesquisa e as políticas afirmativas.


2- Áreas Temáticas da Revista

I- Comunicação: concepção, produção e/ou difusão; multimídias; mídias digitais; mass media; redes sociais; jornalismo; publicidade e propaganda; relações públicas; comunicação social; políticas comunicacionais; televisão e rádio universitárias.

II- Cultura e Artes: concepções; cultura e sociedade; cultura, ciência e tecnologia; gestão cultural; territórios culturais; economia criativa; produção cultural; cultura e desenvolvimento; cultura, identidades e diversidade cultural; cultura, arte e meio ambiente; políticas culturais; corporalidades; cultura, religião e religiosidade; cultura e comunicação; cultura e educação; cultura e memória social; patrimônios materiais e imateriais; cultura e juventudes; artes e suas linguagens (arquitetura, artes plásticas, artes cênicas; artes gráficas; música, cinema, vídeo; fotografia; HQ; arte circense; arte de rua; corpo e arte; literatura; moda; cultura LGBT; etnicidade; subalternidades.

III- Direitos Humanos e Justiça: direitos humanos e meio ambiente; direitos humanos e minorias; assistência e segurança jurídica; igualdades sociais; direitos humanos e democracia; direitos e garantias fundamentais; justiça social; tensões, conflitos e movimentos contestatórios; direitos humanos, justiça e a questão agrária; direitos humanos e cidadania; gênero e direitos humanos; violação dos direitos humanos; Movimentos sociais, sociedade civil; Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos; desenvolvimento e direitos humanos; políticas públicas e direitos humanos; segurança e direitos humanos.

IV- Educação: sistemas de educação (público, privado, filantrópico, comunitário, etc.); financiamento da educação; políticas educacionais; concepções de educação; educação infantil; educação básica; educação superior; educação à distância; educação de jovens e adultos; educação do campo; educação continuada; educação especial; educação para a melhor idade; educação e juventude; educação e cidadania; educação e diversidade; educação e relações etnicorraciais; educação, arte e cultura; educação e contemporaneidade; educação e inclusão social; educação científica e tecnológica; educação matemática.

V- Meio Ambiente: meio ambiente e desenvolvimento sustentável; meio ambiente e educação; políticas ambientais; gestão de recursos naturais; meio ambiente e sistemas produtivos; meio ambiente e cultura; resíduos sólidos; transgênicos; ecoturismo; biodiversidade; aquecimento global; ética socioambiental; planejamento urbano e qualidade de vida; responsabilidade social e ambiental; prática profissional voltada para a sustentabilidade; novos padrões de produção e consumo.

VI- Saúde: promoção à saúde e qualidade de vida; políticas sociais e saúde; políticas públicas de saúde; SUS; atenção integral a grupos prioritários; capacitação e qualificação de recursos humanos de saúde; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área da saúde; saúde e segurança no trabalho; esporte, lazer e saúde; hospitais e clínicas universitárias; saúde coletiva; saúde e comunicação; saúde da família; uso e dependência de drogas; urbanização e saúde; segurança alimentar; saúde mental; financiamento da saúde; educação e saúde; saúde e meio ambiente.

VII- Tecnologia e Produção: transferência de tecnologias apropriadas; empreendedorismo e inovação tecnológica; polos tecnológicos; direitos de propriedade e patentes; ética e ciência; energia (energias renováveis); tecnologias assistivas; capacitação e manipulação de processos produtivos; tecnologia social; tecnologia e inovação para a inclusão social; tecnologias educacionais; tecnologias apropriadas para a agricultura familiar.

VIII- Trabalho: Geração de trabalho e renda; seguridade social; organização política e social dos trabalhadores; direitos trabalhistas; questão agrária e trabalho rural; trabalho e inclusão social; cooperativas populares; saúde e segurança no trabalho; prevenção e erradicação do trabalho infantil; trabalho e turismo; escolarização, profissionalização e inserção no mercado de trabalho; trabalho intersetorial; apoio e fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários; inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho; trabalho comunitário de esporte e lazer; equidade de gêneros no mercado de trabalho; trabalho informal; capacitação e qualificação para o trabalho; juventude e trabalho; trabalho escravo; trabalho e renda no ambiente prisional e para os egressos do sistema prisional.

IX- Gênero e Sexualidade: Políticas de sexualidade; estudos gays, lésbicos e queer; homossexualidade, lesbianidades e transexualidades; movimento feminista; direitos humanos e políticas de gênero; políticas de equidade de gênero; gênero e educação; práticas esportivas construindo o gênero; corpo e sexualidade; identidades de gênero e orientação sexual; diversidade sexual; direitos sexuais e reprodutivos; combate à discriminação sexual e à homofobia, raça, gênero e desigualdades; diversas formas de opressão nas relações de gênero, geracionais, sexuais; capacitação para a população LGBTQIA+; gênero e idade; direitos das mulheres e relações de gênero; enfrentamento à violência contra as mulheres; equidade de gêneros no mercado de trabalho.

3.  Público Participante

Docentes, discentes, servidores técnicos de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) nacionais e internacionais, além de pessoas da comunidade externa que estejam vinculadas às ações extensionistas.

4. Categorias de Trabalhos a serem Publicados

4.1 Artigos científicos:

Artigos que apresentam os resultados de atividades de extensão resultantes de pesquisas e contêm, necessariamente, fundamentação teórica, procedimentos metodológicos e resultados alcançados. O artigo deve ter um formato específico: resumo, introdução, objetivos, metodologia, referencial teórico, resultado e discussões e conclusões.

4.2 Relatos de experiências:

Já os relatos de experiência descrevem e/ou discutem experiências desenvolvidas nas áreas temáticas da extensão e são compostos por resumo, introdução, objetivo, metodologia e descrição das atividades práticas desenvolvidas, e as conclusões.

Suas extensões também são diferentes: o relato, por ter um teor mais pessoal, possui entre 05 e 10 páginas. O artigo, por ser um gênero de maior visibilidade acadêmica, maior discussão teórica e profundidade de referencial, possui extensão de 12 a 20 páginas (ambos possuem Templates disponibilizados pela Revista).

4.3 Entrevistas:

A equipe editorial poderá publicar entrevistas cujos temas estejam relacionados à extensão universitária, além de propor Edições Temáticas. Nesse caso, os temas definidos serão previamente anunciados.

5. Idioma

Os artigos científicos e relatos de experiências devem ser redigidos na língua do/a autor/a. Publicações de autorias estrangeiras deverão ser submetidas com cópia também em português. Em caso de obras traduzidas, exige-se autorização do/a autor/a da obra e do original do texto, bem como autorização sobre direitos autorais para textos não-originais. O resumo e as palavras-chave dos trabalhos devem ser redigidos também em inglês.

6. Considerações Éticas

I- A responsabilidade pelos conteúdos dos artigos publicados é exclusivamente das autorias.

II- Os casos de plágio serão devolvidos pelo  Editorial da Revista e não serão publicados.

III- Os trabalhos publicados na Revista Extensão estão sob a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional. Essa licença foi desenvolvida para facilitar o acesso aberto - ou seja, o acesso livre, imediato, e a reutilização para fins não comerciais dos trabalhos originais. Nossas/os autoras/es mantêm os direitos autorais mas, sob essa licença, concordam em deixar os artigos legalmente disponíveis para reutilização, sem necessidade de permissão ou taxas. Qualquer pessoa pode copiar, distribuir ou reutilizar esses artigos, desde que a autoria e a fonte original (Revista Extensão) sejam devidamente citados.

IV- A revisão gramatical dos trabalhos submetidos é de responsabilidade das autorias.

V- Estudo envolvendo o ser humano deve seguir de forma estrita a Resolução nº 466/2012 e a Resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. As autorias também devem informar os dados relacionados à aprovação do projeto pelo CONEP.

VI- O não atendimento às Resoluções supracitadas é de total responsabilidade das autorias. A Equipe Editorial solicitará os termos contidos nas Resoluções e, nos casos de não envio, os artigos não serão publicados.

7. Critérios de Avaliação

Os trabalhos submetidos à revista serão avaliados por pares, adotado, para tanto, o método de avaliação em dupla ocultação (duplo-cego). Todos os trabalhos submetidos deverão receber, pelo menos, dois pareceres favoráveis à publicação por parte de pareceristas  ad hoc

Além disso, a publicação considera unicamente trabalhos inéditos ou aqueles excepcionalmente considerados relevantes pelo Comitê Editorial. Lembramos ainda que o escopo da revista é publicar trabalhos que estejam diretamente ligados à Extensão Universitária.

Adotam-se os seguintes referenciais para julgamento:

  • Aceito. Receberá os pareceres e retornará o trabalho conforme orientação da equipe editorial, devendo retornar dentro do prazo solicitado para publicação;
  • Correções obrigatórias. Nesse caso a revista não tem obrigação de aceitar automaticamente a submissão.  A autoria receberá o parecer e pode ser instruída quanto a necessidade de revisões requeridas e a autoria envia o trabalho corrigido dentro do prazo para publicação, ou como também pode ocorrer da autoria receber  a recusa do trabalho;
  • Submeter novamente para avaliação. A autoria receberá as avaliações e o trabalho será recusado com a sugestão de realizar as correções e submeter novamente numa próxima edição;
  • Submeter a outra revista. Geralmente essa decisão é quando o trabalho não atende o escopo da revista;
  • Recusado. A autoria recebe o parecer apontando os motivos da recusa.

8. Itens de Julgamento

  • Relação direta com a Extensão Universitária (consultar a Resolução Conac nº 57/2022 da UFRB);
  • Descreve a relação externa com a sociedade e/ou comunidade estudada ou com a qual se desenvolveu a ação extensionista;
  • Apresenta os objetivos da pesquisa aplicada à ação extensionista;
  •  Originalidade e Relevância do Tema;
  • Aderência a uma das temáticas da Revista;
  • Encadeamento de ideias / organização do trabalho (organização formal do texto, sequência e encadeamento das informações, rigor metodológico do trabalho);
  • Conteúdo. Relevância e estruturação formal do pensamento apresentado no conteúdo do artigo, com posicionamento original da autoria e referenciação adequada aos trabalhos científicos considerados essenciais para a temática proposta (considerar, por exemplo, a atualização das referências, i.e., estado da arte). Não serão aprovados textos com longas citações sem um posicionamento concreto da autoria;
  • Redação. Clareza e adequação gramatical do texto (ortografia, concordâncias nominais e verbais, e completude dos parágrafos).
  • Atendimento às normas de submissão;.
  • Rigor científico quanto às citações e referências a outras/os autoras/es, bem como a normalização bibliográfica adotada pela revista;.
  • Adequação e qualidade das tabelas, quadros, gráficos e ilustrações.

9. Formatação do arquivo

Configurações principais do documento:

  • O formato/extensão para submissão deve ser .doc ou .docx.
  • Serão aceitas no máximo 05 (cinco) figuras ao todo por artigo ou relato de experiência. Entende-se por figuras todos estes elementos: as imagens, gráficos, mapas, ilustrações e fotografias.
  • Configurações das margens em 2,5 cm para direita, esquerda, superior e inferior em papel A4. Fonte: Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 nas entrelinhas.
  • Acesse aqui o Template em word para o Artigo.
  • Acesse aqui o Template em word para o Relato de Experiência.

A formatação do arquivo deve conter os seguintes elementos, nesta ordem:

I- Categoria do trabalho: Artigo ou relato de experiência

II- Área temática: escolher uma entre as 09 atendidas pela revista.

III- O Título.

IV- A autoria deverá ser omitida do "doc" a ser anexado no ato da submissão, pois as avaliações são às cegas. No entanto, caso o trabalho seja aceito para publicação será solicitado o acréscimo dos nomes e das  titulações de cada autoria, conforme as orientações dos Templates.

V- A quantidade máxima de autoria será de 05 (cinco) pesquisadores para todas as modalidades.

VI- Resumo em Português.

VII- Palavras-Chave.

VIII- Abstract. 

IX- Keywords.

10- Normas ABNT 

A Revista Extensão adota as seguintes Normas ABNT: NBR 6022/2003 (Artigo); NBR 6023/2018 (Referências); NBR 6028:2021 (Resumos); ABNT NBR 10520/2023 (Citações).

 

Considerações:

Trabalhos que não atentem para as normas de submissão da revista serão recusados, sem envio para os pareceristas ad hoc.

As autorias poderão submeter até 02 trabalhos, sendo 1 (um) como autoria principal e o outro como coautor/a.

A comunicação é totalmente realizada via e-mail e pela plataforma da Revista Extensão, portanto é de responsabilidade dos autores principais manter os endereços eletrônicos corretos e atualizados de todos os membros do trabalho. Pois, o periódico não se responsabiliza por informações incorretas fornecidas e como consequência a não recepção dos comunicados durante o fluxo editorial enviados para os autores. 

Uma dica é checar a caixa de spam e da lixeira do e-mail e salvar o contato da revista.

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.