A composição musical enquanto instrumento pedagógico interdisciplinar
Palavras-chave:
Teatro, Circo, Composição musical, Criação literáriaResumo
Esse artigo discute processos criativos, motivacionais e de conexão interdisciplinar no uso da composição musical como instrumento pedagógico, a partir de uma atividade de extensão universitária levada a cabo na Universidade Federal da Bahia, nas suas Escolas de Música e de Teatro, com o envolvimento de discentes de ambas as unidades de ensino e de participantes da comunidade externa. Além de refletir sobre o trabalho realizado, esse texto aponta para possíveis outras realizações semelhantes que, eventualmente poderiam incluir ainda discentes de cursos relacionados com a criação de histórias em quadrinhos, produção literária, produção cultural e aqueles que buscam aprofundamento nas várias funções no campo das artes visuais. As apresentações públicas tornaram essa vivência artística mais rica e possibilitou, ao final uma avaliação de aprendizagem que resgatou de forma simplificada os conteúdos abordados durante todo o semestre letivo, seguido de uma autoavaliação coletiva que, acontecendo dialogicamente permitiu que fosse mantida a concepção solidária que norteou o trabalho realizado em equipe nessa atividade de extensão universitária.
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Referências
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