A ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE APOIO À INCLUSÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE ENSINO COLABORATIVO EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE AMARGOSA/BA

Autores

  • Gracielle Almeida dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Maíres Santos da Silva Santana Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Márcia Valéria Cozzani Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palavras-chave:

Colaboração, educação especial, in/exclusão

Resumo

A atuação de profissionais de apoio à inclusão escolar é o objeto de estudo deste trabalho. Com a finalidade de identificar os limites e possibilidades de atuação deste profissional na dimensão colaborativa em escolas de Educação Básica da rede municipal de ensino na cidade de Amargosa/BA durante o ano letivo de 2022. Analisando as ações desenvolvidas por cinco discentes em formação inicial do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRB com alunos público-alvo da educação especial. Os resultados apontam a falta de clareza dos documentos normativos oficiais que orientam a atuação desses profissionais, a precarização do trabalho e a falta do trabalho colaborativo entre os profissionais especializados, serviços de apoio e professor da sala regular. Conclui-se que é preciso problematizar as práticas ditas inclusivas com um olhar crítico e repensar os aspectos que podem promover a efetiva aprendizagem e autonomia do aluno com deficiência.

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Arquivos adicionais

Publicado

28.11.2023

Como Citar

Santos, G. A. dos, Santana, M. S. da S. ., & Cozzani, M. V. . (2023). A ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE APOIO À INCLUSÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE ENSINO COLABORATIVO EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE AMARGOSA/BA . Revista Extensão, 24(1), 56–66. Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3311

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