Concepções dos docentes da escola da saúde da Unochapecó sobre estratégias pedagógicas de ensino e aprendizagem

Autores

  • Diogo Alexander de Oliveira Unochapecó
  • Tania Zancanaro Pieczkowski

Palavras-chave:

pedagogia do ensino superior, estratégias de ensino, metodologias ativas

Resumo

As estratégias de ensino e aprendizagem constituem recurso didático de extrema relevância, podendo favorecer a autonomia e tomada de decisão do estudante, pois ele participa efetivamente no seu aprendizado. O presente estudo teve como objetivo avaliar as concepções dos docentes dos cursos de graduação da Escola da Saúde da Unochapecó sobre estratégias pedagógicas de ensino e aprendizagem. Trata-se de um estudo observacional transversal realizado com docentes dos cursos de graduação da Escola da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) por meio de um questionário estruturado aplicado de forma online no mês de março de 2021. A maioria dos docentes participantes relatou ter recebido algum tipo de capacitação acerca das estratégias de ensino e aprendizagem em um ou mais momentos e que utilizam critérios como os objetivos estabelecidos e habilidades a serem desenvolvidas com a aula e a articulação com a proposta pedagógica da disciplina para selecionar a estratégia a ser utilizada. As estratégias mais conhecidas foram a aula expositiva dialogada e o seminário, sendo a primeira também a mais utilizada e considerada mais efetiva pela maioria. Embora tenham recebido capacitação e conheçam as diferentes estratégias de ensino e aprendizagem apresentadas neste estudo, o número de docentes que variam as suas estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula é menor.

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Publicado

2023-01-05

Como Citar

Oliveira, D. A. de, & Zancanaro Pieczkowski, T. (2023). Concepções dos docentes da escola da saúde da Unochapecó sobre estratégias pedagógicas de ensino e aprendizagem. REVISE - Revista Integrativa Em Inovações Tecnológicas Nas Ciências Da Saúde, 11(fluxocontinuo), 269–283. Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revise/article/view/2602

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