CARACTERIZAÇÃO DE PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS, MICROBIOLÓGICAS E SENSORIAIS DE SUMOS ARTESANAIS PASTEURIZADOS DE LARANJA (CITRUS SINENSIS) E MAPFILUA (VANGUERIA INFAUSTA)

Autores

  • Pompilio Armando Vintuar Universidade Rovuma
  • Orcídio Bruno de Sousa Academia Militar
  • Hortêncio Pedro Comissal Universidade Pedagógica de Maputo
  • Manuel Malfeito Ferreira Universidade de Lisboa
  • Antόnio Leitão Universidade de Lisboa

Resumo

O presente trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar as características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais de sumos artesanais de laranja e de mapfilua. Para tal, os sumos de cada fruta foram extraídos, misturados em diferentes proporções, engarrafados e submetidos a um tratamento térmico, em condições que podem ser utilizadas a nível familiar local. Os resultados das análises físico-químicas mostraram diferenças significativas (p<0,05) no pH, sólidos solúveis totais (SST) e acidez total titulável (ATT) enquanto o teor de vitamina C foi semelhante para todas as amostras. O pH variou entre 3,21 e 3,36, a ATT entre 1,00 e 1,41 g/100 mL (ácido cítrico) e os SST entre 61,6 ºBrix (mapfilua) e 93,1 ºBrix (laranja) para todas as variáveis analisadas. As análises microbiológicas mostraram ausência de coliformes totais (˂102/mL) e de Salmonella spp. (ausente/25 mL), indicando conformidade com os padrões de segurança alimentar estabelecidos pela norma ISO. A análise sensorial recorreu a um painel de consumidores (n=50) que, utilizando uma escala hedónica de nove pontos, mostraram valores de aceitação que variaram entre 4,22 a 5,44 uma boa aceitação com médias equivalentes a “gostei regularmente” e “gostei muito”. Em relação à intenção de compra, neste caso foi usado uma escala de cinco pontos, variando de “certamente não compraria”(1) a “certamente compraria”(5), os valores variaram entre 3,35 a 4,24, onde cerca de 80% dos provadores indicaram que comprariam o produto. Em conclusão, os resultados obtidos permitiram demonstrar que um sumo misto de laranja com mapfilua tem características que justificam o seu desenvolvimento comercial, contribuindo para a sustentabilidade das explorações agrícolas familiares moçambicanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hortêncio Pedro Comissal , Universidade Pedagógica de Maputo

Ministério de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Moçambique

Manuel Malfeito Ferreira, Universidade de Lisboa

Linking Landscape Environment Agriculture and Food Reserch Centre (LEAF), Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa, Portugal.

Antόnio Leitão, Universidade de Lisboa

Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa, Portugal

Downloads

Publicado

2022-04-08

Como Citar

Vintuar, P. A., Sousa , O. B. de ., Comissal , H. P. ., Ferreira, M. M. ., & Leitão, A. . (2022). CARACTERIZAÇÃO DE PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS, MICROBIOLÓGICAS E SENSORIAIS DE SUMOS ARTESANAIS PASTEURIZADOS DE LARANJA (CITRUS SINENSIS) E MAPFILUA (VANGUERIA INFAUSTA). REVISE - Revista Integrativa Em Inovações Tecnológicas Nas Ciências Da Saúde, 9(fluxocontinuo), 308–324. Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revise/article/view/2526