PICS: Danças Circulares e emoções de doutorandas em Educação
DOI:
https://doi.org/10.46635/revise.v5ifluxocontinuo.1332Palavras-chave:
Danças Circulares., Emoções., Doutorandas., Educação.Resumo
Fruto da síntese de uma tese de doutorado, este artigo revela uma pesquisa que tem como objetivo geral compreender como são vivenciadas as emoções de doutorandas em Educação, durante um período do doutoramento, expressas em relatos verbais e narrativas (auto)biográficas, a partir das danças circulares, tendo por base as teorias que tratam do saber sensível, raciovitalismo e da educação estética. Uma vez que é constatada a produção de sofrimento na formação de doutores ao longo do curso de pós-graduação, a relevância desta pesquisa reside, ainda, em disponibilizar às doutorandas em Educação um espaço ético e estético de formação, no contexto acadêmico, de escuta sensível, de acolhimento e de diálogo ante a necessidade de regulação entre razão e emoção, durante um período do doutorado. Conclui-se que as danças circulares, na pesquisa-formação desenvolvida, se constituem como Práticas Integrativas e Complementares e como dispositivo que promove emoções positivas/conjuntivas e possibilitam um diagnóstico de outras emoções, consideradas negativas/disjuntivas, capazes de provocar sofrimento psíquico, afetando a Saúde Mental de pós-graduandos e, consequentemente, sua vida acadêmica e social, podendo trazer repercussões negativas para a universidade.