PICS: Danças Circulares e emoções de doutorandas em Educação

Autores

  • Joanna Carneiro UFBA
  • Cristina D'Ávila UFBA
  • Camila Caribé UFBA

DOI:

https://doi.org/10.46635/revise.v5ifluxocontinuo.1332

Palavras-chave:

Danças Circulares., Emoções., Doutorandas., Educação.

Resumo

Fruto da síntese de uma tese de doutorado, este artigo revela uma pesquisa que tem como objetivo geral compreender como são vivenciadas as emoções de doutorandas em Educação, durante um período do doutoramento, expressas em relatos verbais e narrativas (auto)biográficas, a partir das danças circulares, tendo por base as teorias que tratam do saber sensível, raciovitalismo e da educação estética. Uma vez que é constatada a produção de sofrimento na formação de doutores ao longo do curso de pós-graduação, a relevância desta pesquisa reside, ainda, em disponibilizar às doutorandas em Educação um espaço ético e estético de formação, no contexto acadêmico, de escuta sensível, de acolhimento e de diálogo ante a necessidade de regulação entre razão e emoção, durante um período do doutorado. Conclui-se que as danças circulares, na pesquisa-formação desenvolvida, se constituem como Práticas Integrativas e Complementares e como dispositivo que promove emoções positivas/conjuntivas e possibilitam um diagnóstico de outras emoções, consideradas negativas/disjuntivas, capazes de provocar sofrimento psíquico, afetando a Saúde Mental de pós-graduandos e, consequentemente, sua vida acadêmica e social, podendo trazer repercussões negativas para a universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joanna Carneiro, UFBA

Doutorado e Mestrado em Educação (UFBA-FACED); pesquisadora do GEPEL (CNPq-UFBA-FACED); especializações em: Psicologia e Psicopedagogia clínica (UFBA-FACED); formações em: Danças circulares, Psicologia analítica, Biossíntese, Psicanálise, Terapia Florais de Bach; graduação em Psicologia. Trabalha com psicoterapia individual/grupal e Práticas Integrativas e Complementares.

Cristina D'Ávila, UFBA

Pós-doutorado (Universidade Sorbonne e Montréal). Doutorado e Mestrado em Educação (UFBA). Graduação em Pedagogia pela UFBA. Professora Titular de Didática da UFBA. Orientou mais de 30 dissertações de mestrado e cerca de 20 teses de doutorado no campo da Educação. Publicou 10 livros e mais de 20 artigos na área educacional.

Camila Caribé, UFBA

Graduanda em Psicologia (UFBA). Inglês avançado – Formada em 2015 (Cultura Inglesa). Estagiária da Interação, Psicologia, Psicanálise e Psicopedagogia LTDA. Experiência em Psicologia Organizacional e do Trabalho e em grupos de trabalho social; auxiliar de pesquisas e lançamentos de publicações. Áreas de interesse: Psicoterapia. Saúde Mental. Saúde Coletiva. Práticas Integrativas e Complementares.

Downloads

Publicado

2021-04-02

Como Citar

Carneiro, J., D’Ávila, C., & Caribé, C. (2021). PICS: Danças Circulares e emoções de doutorandas em Educação. REVISE - Revista Integrativa Em Inovações Tecnológicas Nas Ciências Da Saúde, 5(fluxocontinuo), 37–60. https://doi.org/10.46635/revise.v5ifluxocontinuo.1332

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.