Rumos: Programa de Orientação e Educação de Carreira para crianças, adolescentes e jovens
Palavras-chave:
Educação de Carreira; Programa; Adolescentes.Resumo
Este artigo visa relatar a experiência de um Programa de Orientação e Educação para a Carreira desenvolvido no contexto do sistema escolar público, na cidade de Nampula. O “Programa Rumos...” objetiva auxiliar crianças, adolescentes e jovens na construção de projetos de carreira (vida) desde os primeiros anos de vida e apoia-se na perspetiva desenvolvimentista-construtivista, a qual advoga que o desenvolvimento vocacional ocorre associado ao desenvolvimento pessoal, se desenrola ao longo de todo o ciclo de vida e se constrói num determinado contexto social. O Programa está articulado em três níveis: “Eu quero ser” (Infância); “Eu descubro” (Adolescência) e “Eu construo” (Juventude)”. Em cada nível trabalha-se com foco específico: na infância o foco está nas aspirações, na adolescência trabalha-se o autoconhecimento e as influências nas escolhas vocacionais e com os jovens discute-se o valor do trabalho, a realidade do mundo do trabalho e a construção da carreira. As atividades são desenvolvidas fora da matriz curricular. As sessões são semanais, oito para todos os níveis, cada sessão tem a duração média de duas horas. Em cada nível são utilizados recursos, técnicas e instrumentos específicos: dinâmicas de grupo, entrevistas, questionários, escalas, testes, rodas de conversas, vídeos, entre outros. Os resultados mostram a pertinência de intervenções precoces para estimular e sensibilizar o desenvolvimento de projetos de carreira (vida). Igualmente conclui-se que maior impacto do programa depende da sua abrangência, onde uma das possibilidades encerra-se na inserção da reflexão sobre os projetos de vida nas disciplinas curriculares o que poderia melhorar o desempenho dos alunos e sua inserção e adaptabilidade de carreira.[1]
[1][1] A pesquisa não teve financiamento. Foi custeada pelo autor.