ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE FACILITAM A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UNIVERSIDADE
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Mots-clés :
Acessibilidade, Braille, Educação inclusiva, LaboratórioRésumé
A educação inclusiva é fundamental para promover o acesso a um ensino de qualidade às pessoas com algum tipo de Necessidades Educacionais Específicas na universidade. Diante disso, é crucial que alunos e servidores estejam familiarizados com metodologias de ensino-aprendizagem inclusivas, com o propósito de assegurar condições adequadas para o acesso e permanência destes indivíduos com necessidades específicas na academia. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi apresentar as estratégias pedagógicas de inclusão desenvolvidas, visando tornar a universidade mais acessível para a chegada das pessoas com deficiência visual. Para alcançá-las, adaptou-se o manual de aulas práticas do componente curricular Microbiologia dos Alimentos e efetuou-se capacitações com alunos deste componente e servidores locais, com a utilização de alguns materiais, como reglete, punção e prancheta, além dos softwares Braille Fácil® e Canva® e o sítio eletrônico Atractor. Dessa forma, foi possível obter aprendizados satisfatórios por parte dos participantes, já que houve um bom envolvimento e questionamentos referentes à escrita Braille. Destaca-se que é notória a relevância de trabalhos como este, visto que o conhecimento acerca das dificuldades enfrentadas por esses sujeitos e a elaboração de alternativas de ensino são fundamentais para contribuir na construção de um âmbito universitário mais inclusivo e menos limitante.
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Références
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