Conhecimento Intercaps sobre Educação Física (Cicapef)

importância da extensão para a formação inicial e continuada de graduandos e professores conectados com a sociedade atual

Autores/as

  • Marcelo da Cunha Matos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Lincoln Pinto Barros Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Carolina Lopes Severino Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Educação Física, Colégios de Aplicação, Formação profissional

Resumen

O presente artigo apresentará o projeto de extensão “Conhecimento InterCAps sobre Educação Física (Cicapef)” que tem como objetivo proporcionar formação inicial e continuada a graduandos e professores de Educação Física atuantes na Educação Básica por meio de cursos que abordam e discutam novas metodologias e novos temas referentes à Educação Física Escolar. As ações do projeto proporcionam uma aproximação desta disciplina escolar com questões mais atualizadas e contextualizadas com a sociedade atual. Tais momentos são realizados por professores atentos às mudanças dentro da Educação Física e sediados, preferencialmente, em Colégios de Aplicação (CAps). Os resultados demonstram que o projeto tem contemplado temas relevantes à área, satisfazendo os cursistas participantes que são compostos, principalmente, por professoras da Rede Pública de Ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo da Cunha Matos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Docente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutorando em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Lincoln Pinto Barros, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduando em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e bolsista do projeto Cicapef.

Carolina Lopes Severino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e bolsista do projeto Cicapef.

Citas

ANTUNES, M. M.; MIRANDA, M. A Educação Física Escolar em Colégios de Aplicação: múltiplos olhares.Curitiba: Editora CRV, 2007.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______.Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 7 ago. 2022.

COELHO, G. C. O papel pedagógico da extensão universitária. Revista Em Extensão, v. 13, n. 2, p. 11-24, 2014.

DARIDO, S. C. Educação Física na Escola: questões e reflexões. 1ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

GADOTTI, Moacir. Extensão Universitária: Para quê?.Instituto Paulo Freire, v. 15, p. 1-18, 2017.

MATOS, M. C. Os sentidos de Educação Física na escola e seus impactos na formação do professor. Revista e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 5, p. 41-52, 2016.

SANTOMAURO, B.; SCACHETTI, A. L.; SCAPATICIO, M. Colégios de aplicação são ilhas de excelência no Brasil. Revista Nova Escola. Março, 2012. Disponível em <https://novaescola.org.br/conteudo/1471/colegios-de-aplicacao-sao-ilhas-de-excelencia-no-brasil> Acesso em: 7 ago. 2022.

Archivos adicionales

Publicado

2023-03-07

Cómo citar

da Cunha Matos, M., Pinto Barros, L., & Lopes Severino, C. . (2023). Conhecimento Intercaps sobre Educação Física (Cicapef): importância da extensão para a formação inicial e continuada de graduandos e professores conectados com a sociedade atual . Revista Extensão, 23(1), 65–71. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3103

Número

Sección

Relatos de Experiência

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.