AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM:
EVIDÊNCIAS DE DIFERENÇAS DESENVOLVIMENTAIS ENTRE CRIANÇAS DE 4 A 8 ANOS
DOI :
https://doi.org/10.46635/revise.v1i01-02.1634Mots-clés :
funções neurolinguísticas, Avaliações neuropsicológicas, DesenvolvimentoRésumé
A linguagem é uma complexa função cognitiva, que envolve diferentes componentes para seu processamento. O desenvolvimento da linguagem é um importante aspecto a ser investigado para compreender como os componentes da linguagem se comportam durante o processo de aquisição e consolidação da função da linguagem. Este trabalho visa analisar a relação entre o desempenho de crianças em tarefas neuropsicológicas que avaliam o processamento da linguagem, e o desenvolvimento das habilidades lingüísticas ao longo dos anos, baseando-se no modelo do processamento da linguagem da neuropsicologia cognitiva para compreender as diferenças entre a idade e a função da linguagem. O modelo utilizado constitui o sistema de processamento da linguagem, que envolve os níveis fonológico, lexical e semântico, tanto da compreensão quanto da produção oral. Os níveis compreendem, respectivamente, a composição fonológica ou grafêmica das palavras, as especificidades linguísticas e características sintáticas das palavras, e o significado básico das palavras. O objetivo do presente trabalho foi verificar as diferenças desenvolvimentais para a função da linguagem em crianças de 4 a 8 anos na cidade de Santo Antônio de Jesus-Ba. Para a realização do estudo foi adotado o delineamento transversal com a comparação entre grupos. A amostra foi constituída por 131 crianças em idade pré-escolar e escolar inicial, freqüentando escolas públicas e privadas de Santo Antônio de Jesus – BA. A análise dos resultados utilizou-se procedimentos estatísticos de comparação entre grupos, como ANOVA e o teste t-Student. Os resultados apontaram diferenças estatisticamente significativas entre os grupos de 4, 5, 6,7 e 8 anos para todas as tarefas. Os resultados da avaliação neuropsicológica para a função da linguagem evidenciam que o aumento da idade diminui as diferenças desenvolvimentais da linguagem e que, mesmo quando concluído o processo de aquisição da linguagem, suas funções são cada vez mais desenvolvidas até estabilizarem, por volta dos 7 ou 8 anos.