AVALIAÇÃO DE DÉFICITS COGNITIVOS E COMPORTAMENTAIS ASSOCIADOS AOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM.
DOI:
https://doi.org/10.46635/revise.v1i01-01.1640Palavras-chave:
avaliação neuropsicológica, déficits cognitivos, Problemas Comportamentais, transtornos de aprendizagemResumo
O estudo das funções psicolingüísticas, viso-espaciais e comportamentais, dentro do enfoque da neuropsicologia cognitiva pode contribuir para a melhor compreensão dos transtornos de aprendizagem (TA´s). O estudo teve como objetivo investigar o desempenho cognitivo e comportamental de crianças pré-escolares e escolares iniciais em tarefas neuropsicológicas, auxiliando na identificação de problemas do desenvolvimento escolar. Os déficits em componentes específicos podem estar associados a transtornos, como a dislexia, discalculia e o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Os participantes do estudo foram 89 crianças entre 4 e 8 anos de escolas públicas e particulares de Santo Antônio de Jesus-BA. Os instrumentos utilizados foram: tarefas neuropsicológicas de avaliação das habilidades lingüísticas e viso-espaciais, teste de inteligência e questionário para avaliação do comportamento. Os resultados obtidos demonstram o percentual de crianças com desempenho abaixo da média, sendo que a freqüência de crianças com déficits específicos está em concordância com dados de prevalência apontados pela literatura.
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