FINANCIAMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE:

FRAGILIDADE NOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46635/revise.v2ifluxocontinuo.1403

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde., Financiamento da saúde, Fragilidade nos serviços públicos de saúde

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar as dificuldades que acometem o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e avaliar o impacto desse impasse sobre os serviços oferecidos por esse sistema. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva desenvolvida por meio de uma revisão integrativa de literatura. Os cinco trabalhos elegidos da amostra apresentaram semelhanças quanto a dificuldade financeira para manter o citado sistema.  Diante dos resultados expostos, ficou evidente que a dificuldade atual que envolve o financiamento do SUS, incide diretamente na qualidade dos serviços oferecidos aos usuários desse sistema e que é essencial a participação e fiscalização conjunta entre a gestão e a comunidade para que os recursos da saúde sejam utilizados de forma coerente. Conclui-se que os recursos destinados ao financiamento do SUS não são suficientes para manter a universalidade e integralidade do acesso aos serviços oferecidos por esse sistema, gerando assim, um impacto negativo na oferta dos serviços públicos de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio César dos Santos, UFRB

Doutor em Desenvolvimento Humano e Saúde (UnB), Mestre em desenvolvimento sustentável (UFES) com estudo da estação de tratamento de água/esgoto, inovações biotecnológicas, semiótica, análise da informação e propriedade intelectual. É pesquisador na UFRB no desenvolvimento de método de intervenção na zona rural em parceria com a UnB. Professor do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia - Mestrado Profissional - PROFNIT. Orientador do Programa de Pós-Graduação de Gestão em Saúde - UFRB. Foi professor colaborador de algumas turmas do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Saúde - Instituto de Psicologia - UnB (2016/2017).Em Psicologia Cultural tem experiência em intervenção em áreas quilombolas, indígenas com método Grounded Theory, etnografia nos temas de narrativas, polifonias, linguagens, jogos sistêmicos, cognição distribuída, o tempo em momentos idiossincráticos - Kayrós, destruição criativa. Na ONU/PNUD e Unesco foi responsável por relatórios integrativos da dimensão ambiental, sócio-cultural, institucional, e econômica da matriz de Washington-EUA a Brasilia/Brasil. 

Downloads

Publicado

2021-04-02

Como Citar

SANTOS, D. M. D. D., & Santos, J. C. dos . (2021). FINANCIAMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE:: FRAGILIDADE NOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE. REVISE - Revista Integrativa Em Inovações Tecnológicas Nas Ciências Da Saúde, 2(fluxocontinuo). https://doi.org/10.46635/revise.v2ifluxocontinuo.1403

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.