GESTAÇÃO, PARTO E PUERPÉRIO NA PERSPECTIVA DAS GESTANTES DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
DOI :
https://doi.org/10.46635/revise.v4i00.1392Mots-clés :
Atenção Primária à Saúde; Educação e Promoção em Saúde; Gestação.Résumé
Resumo
A gravidez, o parto e o puerpério são processos únicos, caracterizados por profundas mudanças e sucessivas adaptações biopsicossociais da mulher. Assim, as ações educativas devem ser orientadas por uma escuta sensível, empatia, acolhimento e valorização das especificidades das mulheres. O objetivo deste estudo é relatar a experiência de uma intervenção, do tipo roda de conversa, realizada com um grupo de gestantes com relação a gestação, o parto e o puerpério realizada na Unidade Básica de Saúde. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato da experiência, que descreve os aspectos vivenciados por um grupo estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS). A intervenção foi uma roda de conversa com um grupo de gestantes que realizavam consultas na UBS, localizada na cidade de Itabuna/BA. A coleta de dados foi feita por meio de técnicas de observação direta das respostas e anotações. Posteriormente, as informações obtidas foram transcritas e analisadas por técnicas de análise de conteúdo. A maioria das gestantes relataram o uso do anticoncepcional oral e injetável como método contraceptivo e pouco uso dos métodos de barreira. Alterações de humor e peso foram as principais mudanças recorrentes durante a gestação. Houve dúvidas quanto ao tipo de parto, embora o parto vaginal seja a opção de escolha mais frequente. Também houve reconhecimento da importância da amamentação para alimentação exclusiva e vínculo maternal. A experiência vivenciada por meio da roda de conversa possibilitou compreender a necessidade de momentos que oportunizem a discussão coletiva e a promoção da saúde. Estes momentos devem valorizar o diálogo e o acolhimento como elementos chave para a troca de saberes e a formação profissional.
Palavras-Chave: Atenção Primária à Saúde; Educação e Promoção em Saúde; Gestação.
Abstract
Pregnancy, childbirth and the puerperium is a unique process characterized by profound changes and successive biopsychosocial adaptations of women. Thus, educational actions should be guided by sensitive listening, empathy, acceptance and appreciation of women's specificities. The aim of this study is to report the experience of an intervention, dialogue circle type, with a group of pregnancy or puerperium women, performed at the Basic Health Unit. This is a descriptive, case-report study, which describes the experience of an Interdisciplinary Bachelor of Health (BIS) group students.
The intervention was a dialogue circle with a group of pregnancy or puerperium women who were in consultation at UBS, located in the city of Itabuna / BA. Data collection was done through techniques of direct observation of the answers and annotations. Subsequently, the information obtained was transcribed and analyzed by content analysis techniques. Most pregnant women reported the use of oral and injectable contraception as a contraceptive method. Barrier methods were little used. Mood and weight changes were the main recurring changes during pregnancy. There were doubts about the type of birth, although vaginal birth is the most frequent choice. There was also recognition of the importance of breastfeeding for exclusive feeding and maternal bonding. The experience gets at dialogue circle made it possible to understand the need for moments that provide opportunity for collective discussion and health promotion. These moments should value dialogue and welcoming, as key elements for the exchange of knowledge and vocational training.
Keywords: Primary Health Care; Health Education and Promotion; Gestation.