O ENFRENTAMENTO DA COVID-19 NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS NA REDE ESCOLAR PÚBLICA

MEDO E ANSIEDADE ENTRE ALUNOS E PROFESSORES

Autores

  • Rosario Martinho Sunde PUCRS- Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46635/revise.v9ifluxocontinuo.2307

Palavras-chave:

Covid-19, Aulas presenciais, Medo, Ansiedade.

Resumo

Este estudo objetiva analisar as estratégias de enfrentamento da Covid-19, no retorno às aulas presenciais, na rede escolar pública. Trata-se de um estudo qualitativo com enfoque fenomenológico, coadjuvado pela análise e processamento de conteúdo de entrevistas semiestruturadas. Participaram deste estudo seis sujeitos (três alunos e três professores de diferentes escolas secundárias), todos maiores de idade e residentes na cidade de Nampula (Norte de Moçambique). As entrevistas foram respondidas por escrito, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Todos os participantes foram contactados e disponibilizados Termos de Consentimento Livre e Esclarecido com antecedência. Os resultados deste estudo nos conduzem a concluir que o fechamento das escolas no período da pandemia gerou muitas incertezas para a educação. O retorno às aulas presenciais, em todos os níveis do sistema escolar moçambicano, trouxe novos desafios, desde a organização e a adaptação de certas medidas de prevenção ao vírus nas escolas à responsabilidade dos utentes à nova realidade. Apesar dessa nova possibilidade de retorno às aulas, o medo, a ansiedade excessiva e a insegurança pela contaminação têm dominado a convivência dos alunos e professores, agravados pela carência de condições básicas de prevenção e serviços de apoio psicológico que, neste período da pandemia, poderiam ser úteis para atender toda a comunidade escolar. Sugere-se assim a implementação de serviços de apoio psicológico nas escolas para atender questões relacionadas com a pandemia e outros fatores de risco à saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosario Martinho Sunde, PUCRS- Brasil

Doutorando em Psicologia Clínica na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Grupo de Pesquisa-Avaliação em Bem-Estar e Saúde Mental. Bolsista CAPES-Brasil (2018).

Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela FACEFI-Porto Alegre-Brasil (2021).

Mestre em Administração e Gestão Escolar pela Universidade Pedagógica-Nampula, Moçambique (2015).

Graduado em Psicologia Escolar pela Universidade Pedagógica Nampula, Moçambique  (2008).

Docente da Universidade Rovuma (UniRovuma) - Moçambique.

E-mail: rsundescanda@gmail.com & rosario.sunde@acad.pucrs.br
ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5906-3856

Downloads

Publicado

2022-04-08

Como Citar

Sunde, R. M. (2022). O ENFRENTAMENTO DA COVID-19 NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS NA REDE ESCOLAR PÚBLICA: MEDO E ANSIEDADE ENTRE ALUNOS E PROFESSORES. REVISE - Revista Integrativa Em Inovações Tecnológicas Nas Ciências Da Saúde, 9(fluxocontinuo), 208–222. https://doi.org/10.46635/revise.v9ifluxocontinuo.2307

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.