O ENFRENTAMENTO DA COVID-19 NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS NA REDE ESCOLAR PÚBLICA
MEDO E ANSIEDADE ENTRE ALUNOS E PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.46635/revise.v9ifluxocontinuo.2307Palavras-chave:
Covid-19, Aulas presenciais, Medo, Ansiedade.Resumo
Este estudo objetiva analisar as estratégias de enfrentamento da Covid-19, no retorno às aulas presenciais, na rede escolar pública. Trata-se de um estudo qualitativo com enfoque fenomenológico, coadjuvado pela análise e processamento de conteúdo de entrevistas semiestruturadas. Participaram deste estudo seis sujeitos (três alunos e três professores de diferentes escolas secundárias), todos maiores de idade e residentes na cidade de Nampula (Norte de Moçambique). As entrevistas foram respondidas por escrito, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Todos os participantes foram contactados e disponibilizados Termos de Consentimento Livre e Esclarecido com antecedência. Os resultados deste estudo nos conduzem a concluir que o fechamento das escolas no período da pandemia gerou muitas incertezas para a educação. O retorno às aulas presenciais, em todos os níveis do sistema escolar moçambicano, trouxe novos desafios, desde a organização e a adaptação de certas medidas de prevenção ao vírus nas escolas à responsabilidade dos utentes à nova realidade. Apesar dessa nova possibilidade de retorno às aulas, o medo, a ansiedade excessiva e a insegurança pela contaminação têm dominado a convivência dos alunos e professores, agravados pela carência de condições básicas de prevenção e serviços de apoio psicológico que, neste período da pandemia, poderiam ser úteis para atender toda a comunidade escolar. Sugere-se assim a implementação de serviços de apoio psicológico nas escolas para atender questões relacionadas com a pandemia e outros fatores de risco à saúde mental.