FITOTERAPIA NO TERRITÓRIO VIVO: "longe lá; aqui é perto". A integração ensino-serviço-comunidade.

Autores

  • Dilmar Paixao UFRGS
  • Eunice Fabiani Hilleshein UFRGS
  • Nathália DA Lima UFRGS

Palavras-chave:

Fitoterapia em exemplo. Horto. Interação ensino-serviço-população. Experiências.

Resumo

Este trabalho situa a Fitoterapia como uma das práticas integrativas em saúde em incremento numa comunidade periférica de Porto Alegre-RS, no Distrito Sanitário e GeoEducacional que abrange os bairros Glória-Cruzeiro-Cristal. Contém a historicidade de um horto público e a experiência, construídas e relatadas aqui, no intento de ser referencial útil e sugestivo para empreendimentos similares em outras populações, a partir da concepção da saúde e não da doença, com a aplicação dessa terapia (ou de outras) na prática de profissionais de uma equipe de saúde da família. A resolutividade da Fitoterapia é exemplificada na prescrição dos profissionais, estendendo-se nos registros feitos desde o acolhimento à evolução de cada cuidado proposto à pessoa em diálogo com os protocolos técnicos científicos correspondentes. Um desafio sempre importante de ser avaliado cuidadosamente: a vontade política.

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Biografia do Autor

Eunice Fabiani Hilleshein, UFRGS

Mestre em Enfermagem. Enfermeira Especialista em Saúde Pública. Residência em Saúde Comunitária. Fitoterapeuta.

Nathália DA Lima, UFRGS

Enfermeira.

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Publicado

2021-04-02

Como Citar

Paixao, D., Hilleshein, E. F., & Lima, N. D. (2021). FITOTERAPIA NO TERRITÓRIO VIVO: "longe lá; aqui é perto". A integração ensino-serviço-comunidade. REVISE - Revista Integrativa Em Inovações Tecnológicas Nas Ciências Da Saúde, 5(fluxocontinuo), 120–140. Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revise/article/view/1426

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