TERMALISMO: UMA INDICAÇÃO TERAPÊUTICA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.46635/revise.v9ifluxocontinuo.2676Palavras-chave:
Termalismo. , COVID-19, Águas TermaisResumo
Justificativa e Objectivos: Com o advento da pandemia da COVID-19, assinalou-se um incalculável número de casos de Coronavírus e óbitos devido a actuação deste terrífico vírus, e a maioria das nações ficou estagnada devido aos efeitos desta pandemia, o que levou, nesse momento, às pessoas em todo o mundo a agarrarem-se a todas as chances de sobrevivência. O aparecimento desta enfermidade instigou os autores desta pesquisa a desenvolver este estudo no sentido de trazer alternativas que orientem a sociedade a um rumo seguro. É nesse contexto que neste artigo se enfatiza o Termalismo como um olhar sociológico sobre a saúde. Tem-se como objectivo desse estudo clarificar a aplicação do termalismo como uma indicação terapêutica da COVID-19.
Método: O estudo orientou-se de algumas pesquisas bibliográficas como: websites, blogs, artigos, monografias, teses e dissertações que fundamentam a revisão literária do trabalho, lembrando que poucas são as fontes que abordam acerca do termalismo como indicação terapêutica da COVID-19. No que tange à estrutura, o trabalho obedece à seguinte subsequência: Resumo, Introdução, Desenvolvimento, considerações finas e as respectivas referências bibliográficas. Neste sentido, os dados obtidos sobre a aplicação das águas termais como técnica de tratamento da Covid-19, basearam-se na técnica de Entrevista que foi direccionada ao Ricardo Mexia na Rádio Portalegre, junto aos argumentos de Teixeira, Frederico, (s/d). Director clínico das Termas de Monte Real, Universidade de Coimbra, Portugal e no Decreto-Lei 1. nº 142/04. D.R. I série- A. 136 (11-06-2004), tendo se percebido que o termalismo é capaz de inactivar o Coronavírus através da sua estrutura alcalina que também é apropriada em bloquear a replicação viral.
Resultados: Realizado o trabalho percebeu-se que são poucos, senão nenhum estudo que faz referência ao termalismo como uma indicação terapêutica da COVID-19. Nesse estudo, compreendeu-se que o termalismo é um método natural de tratamento alternativo à medicina que recorre às águas minerais para fazer as curas. As características físicas e químicas das águas termais, tais como, o pH; a temperatura; a mineralização total, a natureza dos componentes iónicos e o seu equilíbrio permitem obter propriedades que ajudam a curar diversas patologias. Com efeito, o tratamento termal com águas termais constitui uma terapia eficaz a longo prazo no tratamento da COVID-19, partindo da redução dos processos inflamatórios e congestivos que acompanham a sinusite congestiva com obstrução e escorrências do nariz dos processos imunológicos que favorecem a diminuição das defesas locais da mucosa respiratória, a sua fragilidade em reagir, facilitando os processos infecciosos víricos ou bacterianos.
Conclusões: No âmbito da realização deste estudo inferiu-se que as águas termais constituem uma terapia eficaz a longo prazo no tratamento da COVID-19, partindo da redução dos processos inflamatórios e congestivos que acompanham a sinusite congestiva com obstrução e escorrências do nariz dos processos imunológicos que favorecem a diminuição das defesas locais da mucosa respiratória, a sua fragilidade em reagir, facilitando os processos infecciosos víricos ou bacterianos.