GeoGebra e Números Figurados: Uma Sequência Didática para o Ensino da Matemática
Palavras-chave:
Geogebra, Ensino da matemática, Números Figurados, Formas GeométricasResumo
Este artigo aborda o ensino da matemática voltado para os números figurados, uma classe de números que podem ser expressos de forma geométrica, como os quadrados, triângulos e pentágonos. Neste sentido, alinhado com as recomendações da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), aqui explora-se o reconhecimento dos números figurados. Com o intuito de eliminar problemas enfrentados durante o processo de aprendizagem, este trabalho utiliza-se de um software, o Geogebra, onde pretende-se proporcionar um aprendizado permanente aos alunos. Nesta perspectiva, apresenta-se uma proposta de sequência didática, composta por três atividades. Os resultados revelam que as propriedades dos números figurados podem ser abordadas com a utilização do Geogebra, uma metodologia de relevância para o ensino-aprendizagem da matemática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica de Ciências Exatas e Tecnológicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos desde que para fins não comerciais e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Revista RECET.
Ao submeter artigos à Revista RECET, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença. Usos comerciais do material publicado na revista só serão permitidos após autorização por escrito da revista.