O Lúdico e os Jogos na Aprendizagem Matemática Escolar

Autores

  • Luis Eduardo Silva Góes Secretaria de Educação do Estado da Bahia
  • Welbert Sansão Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Marli Dias Cerqueira Santos Secretaria Municipal de Ipirá

Palavras-chave:

Lúdico, Jogos, Aprendizagem, Matemática

Resumo

Os documentos oficiais, Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da Matemática e Base Nacional Comum Curricular, ressaltam que um aspecto relevante ao se trabalhar com jogos são os desafios genuínos que provocam nos estudantes, gerando assim, interesse e prazer, por isso, sugerem que os mesmos façam parte da cultura escolar. O presente artigo objetivou apresentar um estudo sobre o lúdico e os jogos na aprendizagem do ensino da matemática e mostrar a importância deles no desenvolvimento dos estudantes e no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Este trabalho justifica-se pela necessidade de buscar possibilidades de trabalhar o lúdico e os jogos como instrumentos na aprendizagem matemática, onde possa tornar mais fácil a compreensão dos estudantes. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura, a partir de fichamentos de livros e artigos de revistas. E a partir das seguintes categorias de análise: Teoria histórico-cultural, jogos e aprendizagem,  constatou-se que, faz-se necessário refletir a importância dos jogos em sala de aula, buscando compreender o papel que eles exercem na aprendizagem de matemática, pois propicia aos estudantes o desenvolvimento do pensamento.

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Publicado

15-12-2020

Como Citar

Silva Góes, L. E., Sansão, W., & Cerqueira Santos, M. D. (2020). O Lúdico e os Jogos na Aprendizagem Matemática Escolar. Revista Eletrônica De Ciências Exatas E Tecnológicas, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/recet/article/view/1435

Edição

Seção

Ensino da Matemática

Categorias

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