Zero-inflated cure rate model

an aplication to HIV/AIDS patients data in Mato Grosso do Sul

Autores

  • Marcos Vinicius Bueno Secretária de Estado e Educação do Paraná
  • Robson Marcelo Rossi Universidade Estadual de Maringá
  • Marcos Vinicius de Oliveira Peres

Palavras-chave:

análise de sobreviência, dados censurados, modelos inflacionados de zeros, modelos de longa duração

Resumo

Neste trabalho, objetivou-se ajustar algumas distribuições de probabilidade para descrever o tempo de sobrevida em pacientes com HIV/AIDS no Mato Grosso do Sul, Brasil, acompanhados entre 2009 e 2018. Nas distribuições abordadas, fez-se necessária a implementação de parâmetros para modelar os tempos nulos (inflação de zeros) e os de longa duração (fração de cura). Com base no Critério de Akaike, a distribuição Kumaraswamy Gama Generalizado foi a que melhor se ajustou aos dados, e então foi utilizada em um modelo de regressão que continha as variáveis explicativas: sexo, raça e escolaridade. Baseado nesse ajuste, o sexo feminino, a raça branca, e a escolaridade superior a oito anos foram associados a um maior tempo de sobrevida. Com base nessas interpretações, pode-se discutir a necessidade de políticas de prevenção e diagnóstico precoce de HIV focadas para grupos específicos associados a menor sobrevida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vinicius Bueno, Secretária de Estado e Educação do Paraná

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - 2019), Campus de Paranavaí, e mestre em Bioestatística pela Universidade Estadual de Maringá (UEM - 2022). Atua como professor de Matemática na Secretaria de Estado e Educação do Paraná. Possui experiência nas áreas de Análise de Sobrevivência e Inferência Bayesiana.

Robson Marcelo Rossi, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (DMA/UEM-1995), especialista em Estatística Aplicada pela mesma instituição (DES/UEM-1997), mestre em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (Des/UFSCar/SP-2001), doutor em Zootecnia - Área: Produção Animal/Melhoramento Genético pela Universidade Estadual de Maringá (PPZ/UEM-2008), pós-doutorado em Zootecnia - Área: Produção Animal (PPZ/UEM/PR e PPZ/UFV/MG-2014). Professor Associado C TIDE do Departamento de Estatística da Universidade Estadual de Maringá (DES/UEM 2002-atual). Representante do DES no Conselho Universitário da UEM (COU-UEM/2020-2021). Integrante do corpo docente do programa de pós-graduação em Bioestatística (PBE 2013-atual). Atua principalmente nas áreas de Bioestatística, Modelagem Estatística e na Análise de dados com ênfase em Inferência Bayesiana.

Marcos Vinicius de Oliveira Peres

Professor Colaborador no Departamento de Engenharia Agrícola - UEM e no Colegiado de Matemática - UNESPAR/Paranavaí. Doutor em Ciências - FMRP - USP (2021). Mestre em Bioestatística - UEM (2016). Graduado em Matemática pela UNESPAR (2013) e especialista em Metodologia no Ensino de Matemática e Física pela FATECIE (2014). Tem experiência em ensino na área de Matemática e Estatística Aplicada, lecionando disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear, Geometria Analítica, Resolução de Problemas, Matemática Discreta e Estatística. Pesquisador na área de Bioestatística, Análise de Sobrevivência e Inferência Bayesiana.

Downloads

Publicado

18-02-2024

Como Citar

Bueno, M. V., Rossi, R. M., & de Oliveira Peres, M. V. (2024). Zero-inflated cure rate model: an aplication to HIV/AIDS patients data in Mato Grosso do Sul. Revista Eletrônica De Ciências Exatas E Tecnológicas, 5(1). Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/recet/article/view/3227

Edição

Seção

Estatística

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.