Ciclo de Leitura

“LEIA para viver!” (2021)

Auteurs

  • Mônica Gomes da Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Magnólia OLIVEIRA DE SOUSA Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mots-clés :

Leitura Literária, Fruição Estética, Literatura Brasileira.

Résumé

O presente trabalho é um relato de experiência desenvolvido, conjuntamente, pela bolsista e a docente orientadora acerca do projeto de extensão Ciclo de Leitura “LEIA para viver!”, vinculado ao Grupo de Pesquisa e Extensão LEIA (Leitura, Escrita, Identidade e Artes). O Ciclo realizou, no ano de 2021, a homenagem a alguns marcos da literatura brasileira como os 120 anos de António de Alcântara Machado e Cecília Meireles, os 140 anos de Lima Barreto e os 190 anos de Manuel Antônio Álvares de Azevedo. A fim de relatar a experiência do ciclo, o trabalho está dividido em três tópicos: discussão teórica, descrição da metodologia adotada e a participação do bolsista e os resultados alcançados. Para a fundamentação teórica foram utilizados, principalmente, os estudos de Antonio Candido (2011), Magda Soares (1995), Leyla Perrone-Moisés (2016), Roland Barthes (2013), Tzvetan Todorov (2009) e Vincent Jouve (2002), entre outros, além de trabalhos que tratam da produção dos escritores homenageados. Ao fim, descrevem-se os procedimentos adotados para a realização das atividades de leitura, bem como a recepção do público participante da proposta.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Magnólia OLIVEIRA DE SOUSA, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Agroindústria pelo Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jiquiriçá(2013) e ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Estadual Professor José Aloísio Dias(2010). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

Références

BARTHES, Roland. Aula. Trad. e Pref. de Leyla Perrone-Moisés.16. reimpr. da 1. ed. 1980. São Paulo: Cultrix, 2013.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ________. Vários escritos. 5. ed. corrigida pelo autor. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011, p. 171-193.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. 9. reimp. São Paulo: Contexto, 2019.

JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: Editora Unesp, 2002.

MANGUEL, Alberto. O leitor como metáfora. O viajante, a torre e a traça. Trad. José Geraldo Couto. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2017.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. In: ______. Mutações da literatura no século XXI. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. p. 70-84.

SARLO, Beatriz. Modernidade periférica: Buenos Aires 1920 e 1930. Trad. e posfácio de Júlio Pimentel Pinto. Prólogo de Sérgio Miceli. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão. São Paulo: Brasiliense, 1985.

SOARES, Magda. As condições sociais da leitura: reflexões em contraponto. In: ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel T. Leitura: perspectivas interdisciplinares. 3. ed. São Paulo: Ática, 1995, p. 18-29.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

Fichiers supplémentaires

Publiée

2022-07-28

Comment citer

Gomes da Silva, M., & OLIVEIRA DE SOUSA, M. (2022). Ciclo de Leitura : “LEIA para viver!” (2021). Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 22(1), 150–156. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/2863

Articles similaires

1 2 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.