CONTOS, CAUSOS, HISTÓRIAS...
ENCANTAMENTO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO
Palavras-chave:
Contação de Histórias, Idosos, Universidade Aberta para a Terceira Idade, PandemiaResumo
Resumo: Neste relato, objetivamos trazer as experiências vividas a partir do projeto de extensão “XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX”, nos anos de 2019 e 2020. Construímos junto aos idosos, alunos da UATI – Universidade Aberta à Terceira Idade - (XXXXXXX) espaços e maneiras de aprender, diversas técnicas da contação de histórias e a produção de materiais, bem como a possibilidade de ensinar através de experiências enquanto contadores de histórias. Em um movimento de articulação com a comunidade, criamos espaços de interação, da prática e do compartilhamento o que foi aprendido no decorrer do projeto. As práticas de leitura e contação foram desenvolvidas nos encontros no espaço da Universidade em momentos de socialização de integração. Em outros momentos adentramos instituições educativas, espaços vinculados a saúde e assistência social, visando experiências com crianças de diferentes idades e demais instituições sociais onde possamos levar o encantamento das histórias propiciando o bem-estar a quem executa, tanto quanto a quem participa enquanto ouvinte. Trazemos os desafios e as experiências vividas no ano de 2020 em contexto pandêmico, no qual o contar histórias ganhou novas características e as interações se deram em espaço virtual. Falamos das aprendizagens e da importância das relações entre idosos protagonistas, universidade e comunidade.
Downloads
Referências
URGO, R.; CORDEIRO, M.T. X. Vamos contar e viver histórias infantis: práticas a partir do Facebook. In: MONTEIRO, S. A. S. Educação a distância na era COVID-19: possibilidades, limitações, desafios e perspectivas. Ponta Grossa: Atena, 2020.
Busatto, C. Contar e Encantar: Pequenos Segredos da narrativa. Petrópolis Rj. Vozes, 2012
______ A contar histórias no século XXI: tradição e ciberespaço .Petrópolis , Vozes, 2007
CARDOSO, W. Crise é oportunidade. In: TOSTES, A.; MELO FILHO, H. Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois. Bauru: Canal 6, 2020.
COELHO, B. Contar histórias uma arte sem idade. São Paulo.Atica 1999
CUNHA, M. T. S. Do coração à caneta: cartas e diários pessoais nas teias do vivido...História: Questões & Debates, Curitiba, n. 59, p. 115-142, jul./dez. 2013. Editora UFPR
LACOMBE, A. L. Quantas histórias numa história: relatos das experiências de uma contadora de histórias . São Paulo. É Realizaçoes. 2015
MACHADO, R. Fundamentos Teóricos-poéticos da arte de contar histórias . São Paulo. DCL. 2004
MADDALENA, T. L.; MARTINS, V.; SANTOS, E. Criar histórias, narrar a vida e produzir audiovisualidades: Digital Storytelling na formação docente. Em Teia – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – vol. 10 - n. 1 – 2019.
MARTENS, A; QUADROS, D. de. Em cada casa, um causo. Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil Porto Alegre, PUC 2012. https://editora.pucrs.br/anais/IICILLIJ/7/Emcadacasa,umcauso-PUCRS.pdf
RAMOS, A. C. Os Avós na Literatura Infantil: perspectivas gerontológicas e educacionais. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 1, p. 191-225, jan./mar. 2015. <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/ article/view/45343/32244>
RAMOS, A. N. Contação de histórias: um caminho para a formação de leitores? Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina, 2009.
SCHLEMMER, E; BACKES, L; BITTENCOURT, J.R.; PALAGI, A.M.M. O habitar do ensinar e do aprender onlife: vivências na educação contemporânea. São Leopoldo: Casa Leiria, 2021.
SOUSA, F. A. de. Fotografia e memória em Marcel Proust. I Encontro de História da Mídia da Região Norte, 2010.
TIERNO ,G. (org.) A Arte de Contar histórias: abordagens poéticas, literárias e performáticas . São Paulo. Icone .2010
TODARO, M. Vovô vai à escola: A velhice como tema transversal no ensino fundamental. Campinas, SP: Papirus, 2009.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.