DISTOCULT:

Mediações de leituras enquanto uma nova ferramenta de estímulo à reflexão crítica

Autores/as

  • Jéssica Beatriz Pereira Lima Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Jessica Gabriela Silva Ribeiro Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Regina Pimentel Cruz Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Palabras clave:

Mediações de leituras., Literatura., Crítica Social., Protagonismo Estudantil.

Resumen

Proposto e coordenado por discentes de cursos de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) por meio da Pró-reitoria de Cultura da referida instituição, o projeto Distocult busca agregar a literatura enquanto ferramenta de desenvolvimento pessoal e crítico para com os discentes atrelado ao protagonismo estudantil. Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo se detém em relatar a experiência e o impacto do Distocult no âmbito dos cursos de graduação da UFCA no período de 2020, propondo ainda abordar as obras trabalhadas nas mediações de leituras no referido ano, as críticas sociais presentes nos seus encontros, bem como os desafios e possibilidades gerados pela pandemia. Este estudo trata-se de um relato de experiência que possui natureza qualitativa e tem como finalidade retratar as mediações de leituras promovidas pelo projeto. Ainda neste escopo, foram delimitadas cinco obras de diferentes gêneros literários. Nesta dimensão, as obras discutidas pelo Distocult possibilitaram uma variedade de problemáticas sociais dentro do atual contexto brasileiro e mundial, abordando também questões interligadas diretamente a reflexão do Estado, dos direitos sociais/fundamentais, das políticas públicas e dos contextos de crises, proporcionando de forma inovadora com novos métodos de debate e reflexão acerca de problemáticas difusas dentro da sociedade atual.

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Citas

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Publicado

2022-01-19

Cómo citar

Jéssica Beatriz Pereira Lima, Jessica Gabriela Silva Ribeiro, & Regina Pimentel Cruz. (2022). DISTOCULT:: Mediações de leituras enquanto uma nova ferramenta de estímulo à reflexão crítica. Revista Extensão, 21(1), 31–40. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/2707

Número

Sección

Sociedade, estado e o público: formação e ação por caminhos democráticos

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