Ensino de literatura no Projeto de Extensão Universitária Letramento de Jovens Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ

Autores

  • Denilson de Souza Neves Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Denise Cunha Dantas Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

EJAI, Ensino de Literatura , Letramento literário, Escrita criativa

Resumo

Sem a literatura a vida não basta. É próprio do homem ficcionalizar, criar novos mundos a partir da imaginação, efabular outras realidades e histórias possíveis, deparar-se com a poesia presente na vida e adentrar em uma atmosfera em que o banal cede espaço para o extraordinário. Disso dão farto testemunho os gêneros literários desde a prosa e a poesia elaborados por povos diversos ao longo da história. Segundo Antonio Candido, a literatura, a arte feita com a palavra, consiste não apenas em uma das expressões singulares da cultura humana, mas também se trata de um direito fundamental. Assegurar o seu usufruto é reafirmar a dignidade dos homens. Assim, este relato registra a experiência de letramento literário junto ao público EJAI do Projeto de Extensão Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ no segundo semestre de 2022. Mobilizando concepções pedagógicas de Paulo Freire, os encontros literários foram conduzidos a partir do tema da Diversidade Cultural Brasileira. Privilegiou-se a leitura de contos e crônicas literárias de autores nacionais. Um dos resultados inspirados nessa experiência foi a plaquete de minicontos com textos dos educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denilson de Souza Neves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciando em Português e Literatura da Faculdade de Letras/UFRJ, educador extensionista do Projeto de Extensão Letramento de Jovens Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ.

Denise Cunha Dantas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Tecnologia para o Desenvolvimento Social - NIDES/UFRJ, técnica administrativa da COPPE/UFRJ, coordenadora do Projeto de Extensão Letramento de Jovens Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ.

Referências

AMABILE, Luís Roberto. Do que estamos falando quando falamos de escrita criativa. Criação & Crítica, n. 28, p. 132-149, 2020. Disponível em: <http://revistas.usp.br/criacaoecritica>. Acesso em: 03 mai 2023.

BACELAR, Fátima. Falando sobre letramento. Rio de Janeiro: Editora COPPE/UFRJ: 2017.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura In: ________. Vários escritos. 11ª reimpressão. Rio de Janeiro: Ouro sobre o Azul, 2011. p.171-193.

FREIRE, Paulo. “A dialogicidade, essência da educação como prática da liberdade” In: ________. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. p. 44-57.

________. A importância do ato de ler In: A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. São Paulo: Cortez, 1989. p. 9-15.

MUYLAERT, Camila Junqueira; SARUBBI JR., Vicente; GALLO, Paulo Rogério; ROLIM NETO, Modesto Leite; REIS, Alberto Olavo Advincula. Entrevistas Narrativas: Um Importante Recurso em Pesquisa Qualitativa. Revista Escola de Enfermagem USP, v.48, p. 193-199, 2014.

SOUZA, Renata Junqueira de.; COSSON, Rildo. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. Conteúdo e Didática de Alfabetização. p. 101-107, 2011. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40143/1/01d16t08.pdf. Publicado em: 15 ago 2011. Acesso em: 02 mai 2023.

Arquivos adicionais

Publicado

28.11.2023

Como Citar

de Souza Neves, D., & Cunha Dantas, D. (2023). Ensino de literatura no Projeto de Extensão Universitária Letramento de Jovens Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ. Revista Extensão, 24(1), 156–162. Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3381

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.