ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

DIÁLOGOS DE SABERES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR E AGROECOLOGIA

Autores/as

Palabras clave:

Estágio., Educação não escolar., Diálogo de Saberes., Agroecologia.

Resumen

RESUMO

Este artigo tem como proposta dialogar a partir das experiências vivenciadas no campo de Estágio Supervisionado em Gestão do Trabalho Pedagógico em Ambientes Não Escolares, do curso de Licenciatura em Pedagogia, do Centro de formação de Professores - CFP/UFRB, apresentando a articulação realizada entre ensino, pesquisa e extensão por meio do desenvolvimento de propostas realizadas junto a Feira Agroecológica Prosas do Campo: Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária, da cidade de Amargosa-BA. O objetivo principal foi compreender como a Feira Prosas do Campo, enquanto território de produção do conhecimento, articula experiências formativas a partir do diálogo de saberes. Tendo como base teórica os estudos de FREIRE (1983, 1987); GHANEM; TRILLA (2008); GARCIA (2006); SEVERO (2015) os quais abordam a educação não escolar como um processo de valorização dos conhecimentos populares e das trocas de saberes. Para isso, este artigo está subdividido em seções que discutem sobre o desenvolvimento, as propostas e ações assim como os resultados obtidos mediante as intervenções realizadas em campo de estágio tendo vista a perspectiva do ensino e da extensão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luana Patrícia Costa Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Pesquisadora do Núcleo Carolina Maria de Jesus: Educação Popular, Agroecologia e Alfabetização da Classe Trabalhadora.

Citas

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Cultura rebelde: escritos sobre a educação popular ontem e agora. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

GARCIA, Valéria A. Histórico da Educação não formal. In: Resumos do I Congresso Regional de Educação de Pessoas Adultas. São Carlos, 2006. Disponível em: <http://www.ufscar.br/~crepa/crepa/praticas.html> Acesso em Agosto de 2019.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social/Antônio Carlos Gil. - 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.

GHANEM, Elie; TRILLA, Jaume. ARANTES, V.A. (org) Educação formal e não-formal. São Paulo Summus, 2008.

MELO, José Francisco de. Extensão Universitária – diálogos populares. 2. ed. João Pessoa: Editora da UESB, 2002.

MEIHY. J. C. S. B. HOLANDA. F. História oral: como fazer, como pensar. 2. ed. São Paulo. 2015.

PINTO, J. B. G. Metodologia, teoria do conhecimento e pesquisa-ação: textos selecionados e apresentados. Belém: UFPA/Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, 2014.

SEVERO, J. L. R.L Estudos RBEP. Educação não escolar como campo de práticas pedagogicas. Ver. bras. Estud. Pedagog. Brasília. Set/dez. 2015.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986.

Archivos adicionales

Publicado

2024-10-25

Cómo citar

Borges da Silva, M., Santos da Silva Santana, M., Oliveira do Santos, R., Correia dos Santos Araujo, T., & Costa Silva, L. P. . (2024). ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: DIÁLOGOS DE SABERES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR E AGROECOLOGIA. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 25(1), 135–147. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3546

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.