CONVERSANDO SOBRE GÊNERO, FORTALECENDO PONTES:
VIVÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO NA ILHA DE DEUS
Palabras clave:
Educação em Saúde, Educação Interprofissional, Gênero e Saúde, Periódico de extensão, Relatos, Prática InterdisciplinarResumen
A Ilha de Deus, no Recife é uma comunidade da pesca artesanal que era conhecida como “Ilha sem Deus” devido a sua situação de extrema vulnerabilidade da sua população, com falta de recursos básicos e em riscos sociais e ambientais (HUGO D, 2009). O projeto GENIS associada a Unidade de Saúde da Família (USF) local, promoveu ações de saúde na sede da ONG Saber Viver tendo como público-alvo mulheres marisqueiras, pescadoras e/ou da faixa etária a partir dos 18 anos. Foram oferecidos serviços de saúde tais quais medição de IMC, aferição da pressão arterial e da glicemia capilar, vacinação, orientações odontológicas, preventivos ginecológicos, testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e rodas de conversa. Nos encontros foram explorados temas voltados à questão de gênero e saúde, como “O que é ser mulher e o que é trabalho da mulher?” e “Planejamento Familiar”, no intuito de promover uma discussão sobre suas vivências e a promoção da saúde. Com isso, o objetivo das ações, o qual é compreender referentes a percepção de gênero e saúde das mulheres pescadoras e/ou marisqueiras da comunidade da Ilha de Deus, foi alcançado.
Descargas
Citas
ELEUTÉRIO MUNDIM, M. L.; POLIZELLI LEITE DE SOUZA, M.; GAMA, V. C. Transformação da percepção da menstruação entre gerações. Tensões Mundiais, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 229–247, 2021. DOI: 10.33956/tensoesmundiais.v17i33.3435. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/article/view/3435. Acesso em: 13 ago. 2023.
HUGO D', Victor; LIMA, Albuquerque. Universidade federal rural de pernambuco programa de pós-graduação em administração e desenvolvimento rural o conhecimento tradicional e os saberes locais em comunidades costeiras: um estudo de caso da ilha de deus em recife, recife. [s.l.: s.n.], 2009. Disponível em: <http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede/bitstream/tede2/4673/2/Victor%20Hugo%20d%20Albuquerque%20Lima.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2022.
MEDEIROS, L. F. DE.. A inter-relação entre transtornos mentais comuns, gênero e velhice: uma reflexão teórica. Cadernos Saúde Coletiva, v. 27, n. 4, p. 448–454, out. 2019.
MOREIRA, CLARA GOMES; MA SOUZA. Ilha de Deus no Recife–Brasil: Um caso emblemático do direito à moradia conquistado em área de risco legalmente preservada. (2008).
Notícias | Projeto de Extensão - GENIS, Fps.edu.br, disponível em: <https://www.fps.edu.br/noticias/29/03/2022/projeto-de-extensao-genis>. acesso em: 20 nov. 2022.
RIVERA, M. F. DE A.; SCARCELLI, I. R.. Contribuições feministas e questões de gênero nas práticas de saúde da atenção básica do SUS. Saúde em Debate, v. 45, n. spe1, p. 39–50, out. 2021.
Secretaria de Planejamento e Gestão. Governo do Estado de Pernambuco, Portais.pe.gov.br, disponível em: < http://www.portais.pe.gov.br/web/seplag/ilha-de-deus> Acesso: 06 ago. 2023.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Extensão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.