Desafios das famílias e professoras nas atividades escolares online em tempos de pandemia

Autores/as

  • Ana Lucia Barreto da Fonseca Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Catiane Santos Ferreira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Lara Barreto da Fonseca Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP)
  • Luana Oliveira Soares Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Tainá de Andrade Lima Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palabras clave:

Pandemia, família, professores, atividades escolares online

Resumen

A pandemia provocada pela COVID 19 levou a todos para dentro de casa, ao isolamento social e a suspensão das atividades educacionais presenciais, fato que fez surgir um modelo de ensino conhecido como Ensino Remoto. Esse ensino gerou as Atividades Escolares online em que as aulas ocorrem através das plataformas disponibilizadas pelas redes sociais. De um lado as professoras apresentam os conteúdos, do outro lado as crianças e adolescentes, com suporte das famílias realizam as atividades propostas. Para conhecer os desafios das famílias e professoras nas atividades escolares online em tempos de pandemia foi realizada uma ‘Mesa Redonda Online’ (live) com uma professora e um pai que acompanha as filhas em atividades online. A professora descreve a situação desafiadora que é construir os materiais, gerar motivação e credibilidade nos alunos e familiares e driblar a perspectiva do desemprego. A situação de ansiedade é constante e adoecedora. O pai fala da necessidade de manter a rotina motivadora das crianças e foco na crença da efetividade da aprendizagem e progresso escolar das crianças. É importante entender o grande desafio e incertezas que envolvem os educadores e familiares nesse período de pandemia, norteado por todos os fatores sociais, econômicos e educacionais do país.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Lucia Barreto da Fonseca, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Professora Associada I do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, coordenadora do Núcleo de Pesquisa Comportamento, Desenvolvimento de Cultura (NCDC_UFRB)

Catiane Santos Ferreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física. Graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Professora da Rede Pública Estadual de Ensino.

Lara Barreto da Fonseca, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP)

Graduanda do curso de Biomedicina da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), membro da Liga de Hematologia da EBMSP.

Luana Oliveira Soares, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Bacharel Interdisciplinar em Saúde pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia , graduanda do curso de Medicina da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Tainá de Andrade Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Bacharel Interdisciplinar em Saúde pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia , graduanda do curso de Medicina da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Citas

DIAS-TRINDADE, S. e ESPÍRITO SANTO, E. Educação a distância e educação remota emergencial: convergências e divergências, dos pesquisadores. In: Dinamara Pereira Machado (organizadora). Educação em tempos de COVID-19: reflexões e narrativas de pais e professores, 1ª ed. Curitiba: Editora Dialética e Realidade, 2020.

FONSECA, A. L. B da; FERREIRA, C. S.; FONSECA, L. B da; SOARES, L.; LIMA, T. OLIVEIRA, W. L. G. de. Atividades escolares online em tempos de covid-19. E-book COVID 19. Cruz das Almas/BA: EDUFRB, 2021. (No Prelo).

OLIVEIRA, W. L. G. de; FONSECA, A. L. B. da; CORDEIRO, R. C. Desigualdades raciais e de gênero na pandemia. Saúde da População Negra e Indígena Cruz das Almas/BA: EDUFRB, 2020.

WILDER-SMITH, M.D.; DO FREEDMAN, M. D. Isolamento, quarentena, distanciamento social e contenção da comunidade: papel central para medidas de saúde pública à moda antiga no novo surto de coronavírus (2019-nCoV). Journal of Travel Medicine , Volume 27, Edição 2, março de 2020, taaa020, https://doi.org/10.1093/jtm/taaa020

ZOU, L.; RUAN, F.; HUANG, M. Carga viral SARS-CoV-2 em amostras respiratórias superiores de pacientes infectados. N Engl J Med. 2020. https://doi.org/10.1056/NEJMc2001737 .

Archivos adicionales

Publicado

2022-01-19

Cómo citar

Barreto da Fonseca, A. L., Ferreira, C. S., Fonseca, L. B. da, Soares, L. O., & Lima, T. de A. (2022). Desafios das famílias e professoras nas atividades escolares online em tempos de pandemia. Revista Extensão, 21(1), 146–153. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/2511

Número

Sección

Relatos de Experiência

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 3 4 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.