A ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE APOIO À INCLUSÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE ENSINO COLABORATIVO EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE AMARGOSA/BA
Palavras-chave:
Colaboração, educação especial, in/exclusãoResumo
A atuação de profissionais de apoio à inclusão escolar é o objeto de estudo deste trabalho. Com a finalidade de identificar os limites e possibilidades de atuação deste profissional na dimensão colaborativa em escolas de Educação Básica da rede municipal de ensino na cidade de Amargosa/BA durante o ano letivo de 2022. Analisando as ações desenvolvidas por cinco discentes em formação inicial do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRB com alunos público-alvo da educação especial. Os resultados apontam a falta de clareza dos documentos normativos oficiais que orientam a atuação desses profissionais, a precarização do trabalho e a falta do trabalho colaborativo entre os profissionais especializados, serviços de apoio e professor da sala regular. Conclui-se que é preciso problematizar as práticas ditas inclusivas com um olhar crítico e repensar os aspectos que podem promover a efetiva aprendizagem e autonomia do aluno com deficiência.
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