CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM UMA UNIVERSIDADE INTERIORIZADA E INTERNACIONALIZADA

: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS INSTITUCIONAIS

Auteurs

  • Eduardo Machado Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)
  • Ricardo César Carvalho Nascimento Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Mots-clés :

Extensão, Curricularização, Universidade

Résumé

Este relato apresenta aspectos da experiência institucional de plena implantação da curricularização da extensão na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), destacando as ações efetivadas em 2021, a partir da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (PROEX). Nessa busca de implantação, apresentamos vetores de organização e atuação institucional, bem como os desafios vivenciados, a partir da atuação da PROEX, em diálogo e construção conjunta com a comunidade acadêmica. Entendemos que este relato potencialmente fomenta diálogos críticos e reflexões que podem gerar insights, além de fortalecer as dinâmicas em construção

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Bibliographies de l'auteur

Eduardo Machado, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)

Doutor em Sociologia. Professor Associado da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira(UNILAB). Colaborador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Ricardo César Carvalho Nascimento, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Doutor em Antropologia. Professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Références

HELENO, Maurício Gurjão Bezerra. O lugar da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) na política externa do governo Lula (2003-2010). O Público e o Privado, n. 23, p. 109-127, jan./jun. 2014.

MENEGHEL, Stela; AMARAL, Joana. Universidades internacionais na contracorrente. As propostas da UNILA e da UNILAB. Universidades, n. 67, p. 25-40, jan./mar. 2016.

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UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB). Resolução CONSUNI/UNILAB n. 53, de 16 de dezembro de 2021. Redenção: UNILAB, 2021b. Disponível em: https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2021/12/Resolucao-Consuni-Unilab-no-53-de-16-de-dezembro-de-2021.pdf. Acesso em: 30 jan. 2022.

Fichiers supplémentaires

Publiée

2022-07-28

Comment citer

Machado, E., & César Carvalho Nascimento, R. . (2022). CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM UMA UNIVERSIDADE INTERIORIZADA E INTERNACIONALIZADA: : EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS INSTITUCIONAIS. Revista Extensão, 22(1), 23–31. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/2839

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ - Curricularização da Extensão: diretrizes, metodologias e experiências

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