Curricularização da Extensão Universitária:

promoção da saúde em uma comunidade quilombola em tempos de pandemia

Authors

  • Ana Paula Gomes de Souza Universidade de Pernambuco
  • Elba Soraya Magalhães da Luz Universidade de Pernambuco
  • Izis Leite Maia de Ávila Universidade de Pernambuco
  • Laiz Cristina Eustaquio Ramos Universidade de Pernambuco
  • Régia Maria Batista Leite Universidade de Pernambuco

Keywords:

Humanização da assistência, Currículo médico, Quilombo, COVID-19

Abstract

O presente trabalho configura-se como um relato de experiência que objetiva descrever a vivência de discentes do quarto período do curso de Medicina da Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns durante as ações da Curricularização da Extensão “Promoção da Saúde Quilombola”. As atividades foram realizadas no quilombo Castainho em Garanhuns, durante o período da pandemia da COVID-19, na forma de EAD. Além da explanação das dinâmicas efetuadas, são abordados aspectos como a importância das práticas extensionistas, situação atual da saúde quilombola e questões que podem influenciá-las.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Paula Gomes de Souza, Universidade de Pernambuco

Graduanda do Curso de Medicina da Universidade de Pernambuco - UPE

Elba Soraya Magalhães da Luz, Universidade de Pernambuco

Graduanda do Curso de Medicina da Universidade de Pernambuco - UPE

Izis Leite Maia de Ávila, Universidade de Pernambuco

Graduanda do Curso de Medicina da Universidade de Pernambuco - UPE

Laiz Cristina Eustaquio Ramos, Universidade de Pernambuco

Graduanda do Curso de Medicina da Universidade de Pernambuco - UPE

Régia Maria Batista Leite, Universidade de Pernambuco

Docente do Curso de Medicina da Universidade de Pernambuco – UPE

References

ALMEIDA, S. M. V.; BARBOSA, L. M. V. Curricularização da Extensão Universitária no Ensino Médico: o Encontro das Gerações para Humanização da Formação. Rev. bras. educ. med., vol.43, n.1, p. 672-680, jul. 2019.

ALVES, A. N. O.; MOREIRA, S. N. T.; AZEVEDO, G. D.; ROCHA, V. M.; VILAR, M. J. A humanização e a formação médica na perspectiva dos estudantes de Medicina da UFRN – Natal – RN – Brasil. Rev. bras. educ. med., vol.33, n.4, p. 655-661, abr. 2009.

BARATA, R. B. Como e por que as desigualdades sociais fazem mal à saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009.

BATISTA, E. C.; ROCHA, K. B. Saúde mental em comunidades quilombolas do Brasil: uma revisão sistemática da literatura. Interações (Campo Grande), v. 21, n. 1, p. 35-50, 2020.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO; CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO; C MARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; RESOLUÇÃO Nº 3, DE 20 DE JUNHO DE 2014. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. 2014.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO C MARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; RESOLUÇÃO CNE/CES nº 4, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. 2001.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de julho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. 2001.

CARNEIRO, E. O Quilombo dos Palmares. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

CASTAINHO: saúde e resistência quilombola. Direção de Wanessa Gomes. Garanhuns: 2020. 1 video (26 min). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7GIRR_tH6gY&t=5s>. Acesso em 12/02/2021.

DAMASCENO, M. G.; ZANELLO, V. M. L. Saúde mental e racismo contra negros: produção bibliográfica brasileira dos últimos quinze anos. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 38, n. 3, p. 450-464, 2018.

FRANCHI, E.P.L.P. et al. A formação de profissionais de saúde no cuidado às comunidades quilombolas: Um relato de experiência. Rev Bras Med Fam Comunidade, v.13, n.40, p.1-11. Rio de Janeiro, jan. – dez. 2018.

FREITAS, L. S.; RIBEIRO, M. F.; BARATA, J. L. M. O desenvolvimento de competências na formação médica: os desafios de se conciliar as Diretrizes Curriculares Nacionais num cenário educacional em transformação. Rev. méd. Minas Gerais, vol. 28, p. 1-8. Jan.- dez, 2018.

KOIFMAN, L. O modelo biomédico e a reformulação do currículo médico da Universidade Federal Fluminense. História, Ciências, Saúde – Manguinhos; vol. 8, n. 1, p. 48-70. Mar. – jun. 2001.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Brasília: SEPPIR, 2007.

NOGUEIRA, M. I. As Mudanças na educação médica brasileira em perspectiva: reflexões sobre a emergência de um novo estilo de pensamento. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 33, n. 2, p. 262-270. Jun. 2009.

PERET, B. O Quilombo dos Palmares. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2002.

REIS, J.J.; GOMES, F.S. (Orgs.). Liberdade por um fio: história dos quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

SAÚDE BRASIL. O que significa ter saúde? Disponível em: <https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-exercitar-mais/o-que-significa-ter-saude>. Acesso em 23/05/2021.

SOUZA ,L. F. F.; BARROS, J. S.; CARVALHO, K. S.; MELLO, L. M. B. D. Curricularização da Extensão: Processos de apropriação da realidade na formação em saúde. Revista Extensão UFRB, vol. 18, n. 1, p. 53-59. Jun. 2020.

VARGAS, D.L. Avanços e desafios da extensão universitária através das TICS em tempos de pandemia no espaço rural. Revista Extensão UFRB, ed. 19, v.02 p.197-207. Abr. 2021.

Published

2022-01-19

How to Cite

de Souza, A. P. G., da Luz, E. S. M. ., Ávila, I. L. M. de ., Ramos, L. C. E. ., & Leite, R. M. B. . (2022). Curricularização da Extensão Universitária: : promoção da saúde em uma comunidade quilombola em tempos de pandemia. Revista Extensão, 21(1), 88–95. Retrieved from https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/2454

Issue

Section

Relatos de Experiência

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.