CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM UMA UNIVERSIDADE INTERIORIZADA E INTERNACIONALIZADA

: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS INSTITUCIONAIS

Autores

  • Eduardo Machado Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)
  • Ricardo César Carvalho Nascimento Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Palavras-chave:

Extensão, Curricularização, Universidade

Resumo

Este relato apresenta aspectos da experiência institucional de plena implantação da curricularização da extensão na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), destacando as ações efetivadas em 2021, a partir da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (PROEX). Nessa busca de implantação, apresentamos vetores de organização e atuação institucional, bem como os desafios vivenciados, a partir da atuação da PROEX, em diálogo e construção conjunta com a comunidade acadêmica. Entendemos que este relato potencialmente fomenta diálogos críticos e reflexões que podem gerar insights, além de fortalecer as dinâmicas em construção

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Machado, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)

Doutor em Sociologia. Professor Associado da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira(UNILAB). Colaborador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Ricardo César Carvalho Nascimento, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Doutor em Antropologia. Professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Referências

HELENO, Maurício Gurjão Bezerra. O lugar da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) na política externa do governo Lula (2003-2010). O Público e o Privado, n. 23, p. 109-127, jan./jun. 2014.

MENEGHEL, Stela; AMARAL, Joana. Universidades internacionais na contracorrente. As propostas da UNILA e da UNILAB. Universidades, n. 67, p. 25-40, jan./mar. 2016.

SANTOS, A. B. Somos da terra. Piseagrama, Belo Horizonte, n. 12, p. 44-51, 2018.

SUBUHANA, C. Estudantes Moçambicanos no Rio de Janeiro, Brasil: sociabilidade e redes sociais. Imaginário, v. 13, n. 14, p. 321-355, 2007.

SUBUHANA, C. Estudar no Brasil: Imigração Temporária de Estudantes Moçambicanos no Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB). “Curricularização da extensão e Notório Saber: desafios e caminhos possíveis” é tema de live promovida pela Proex, no dia 25 de janeiro, às 18h. 2022. Disponível em: https://unilab.edu.br/2022/01/19/curriculariza cao-da-extensao-e-notorio-saber-desafios-e-caminhos-possiveis-e-tema-de-live-pro movida-pela-proex-no-dia-25-de-janeiro-as-18h/. Acesso em: 30 jan. 2022.

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB). Política de Creditação da Extensão Curricularizada da UNILAB: Portarias GR n. 328, 10/08/2020 e GR n. 433, 16/10/2020. Redenção: UNILAB, 2020. Disponível em: https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2021/04/ Anexo-da-Resolucao-Consepe_Unilab-no-81-2021-Politica-de-creditacao-da-exten sao-curricularizada-da-Unilab.pdf. Acesso em: 30 jan. 2022.

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB). Resolução n. 8/2019/CONSEPE, de 18 de junho de 2019. Redenção: UNILAB, 2019. Disponível em: https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/ 2019/06/Resolu%c3%a7%c3%a3o-n%c2%ba-08-2019-Normas-da-Extens%c3%a3o. pdf?_ga=2.37171497.825017595.1643585487-1755026433.1641846085. Acesso em: 30 jan. 2022.

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB). Resolução CONSEPE/UNILAB n. 81, de 20 de abril de 2021. Redenção: UNILAB, 2021a. Disponível em: https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2021/04/RE04381.pdf. Acesso em: 30 jan. 2022.

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB). Resolução CONSUNI/UNILAB n. 53, de 16 de dezembro de 2021. Redenção: UNILAB, 2021b. Disponível em: https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2021/12/Resolucao-Consuni-Unilab-no-53-de-16-de-dezembro-de-2021.pdf. Acesso em: 30 jan. 2022.

Arquivos adicionais

Publicado

28.07.2022

Como Citar

Machado, E., & César Carvalho Nascimento, R. . (2022). CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM UMA UNIVERSIDADE INTERIORIZADA E INTERNACIONALIZADA: : EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS INSTITUCIONAIS. Revista Extensão, 22(1), 23–31. Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/2839

Edição

Seção

DOSSIÊ - Curricularização da Extensão: diretrizes, metodologias e experiências