Tabuleiro do amor:
Adolescentes aprender brincando sobre gênero e sexualidade
Palavras-chave:
Sexualidade, gênero, comportamento sexual, educação, adolescentesResumo
A ação educativa “Tabuleiro do Amor: brincando/aprendendo a previr DSTS e gravidez adolescente” tem por objetivo promover a aquisição de conhecimentos sobre gênero e sexualidade. A ação aconteceu em uma escola municipal do Recôncavo Bahiano, com 32 estudantes, idade entre 13 e 19 anos. Os facilitadores eram graduandos dos cursos de Psicologia, Medicina e Bacharelado Interdisciplinar em Saúde. Foi utilizado o jogo “Tabuleiro do Amor”, criado no NCDC/UFRB, protótipos sexuais e painéis informativos disponibilizados pela universidade. A ação aconteceu em duas salas da escola e os grupos de estudantes ( GA e GB). Na Sala A - “Tabuleiro do Amor e na Sala B - Falando de Sexo. As atividades aconteceram simultaneamente e depois de 90 minutos os grupos trocaram de sala. Em ambas as salas os temas versaram sobre gênero e sexualidade. O/as estudantes foram bastante participativos e motivadores durante o jogo, enquanto na sala B ficaram mais calados, pouco/as interagiram e questionaram a/os facilitadora/es. Um fator observado pelos integrantes da ação foi a ativa participação das garotas nas duas salas. Esses dados corroboram as atividades lúdicas como aquelas que levam aos envolvidos motivação e concentração, especialmente dirigidos a temas complexos como o comportamento sexual.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Mª. da C. C. de. Anticoncepção na adolescência: um estudo sobre conhecimentos e uso de contraceptivos por escolares da rede pública estadual da Bahia. Dissertação de mestrado. Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2001.
ÁRIES; P.; CHARTIER, R. História da vida privada: Da Renascença ao Século das luzes. São Paulo: Companhia das Letras, vol. 3, 2009.
Carvalho; Silva, S. A. M. de, (2012). http://www.drsergio.com.br/dst/dst1.html acessado em 05.09.2012.
CAVASIN S.; ARRUDA, S. Gravidez na Adolescência: Desejo ou Subversão? Estudos e Comunicação em Sexualidade e Reprodução Humana (ECO’s). Boletim n. 2, 2009.
DATASUS (2016) http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=0203
FONSECA, A. L. B. da. Comportamento verbal dirigido a maternidade para jovens do nordeste brasileiro. In: Comportamento, Desenvolvimento e Cultura. Ana Lucia Barreto da Fonseca (Org.). Curitiba/PR: CRV, 2014, p. 141-162.
FONSECA, A. L. B. da. Gravidez, maternidade e análise comportamental da cultura: crenças e atitudes em práticas culturais de agentes comunitárias de saúde e adolescentes grávidas do sertão do Brasil. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFES, 2011.
FONSECA, A. L. B. da; BORLOTI, E. B. Comportamento verbal de agentes comunitários de saúde sobre a maternidade adolescente. In: Psicologia e suas interfaces: estudos interdisciplinares. Alvany M. S. Santiago e Ana Lucia Barreto da Fonseca (Orgs.). Salvador/Ba: Edufba, 2016, p. 115 – 134.
OLIVEIRA, A.S.; FONSECA, A.L.B. da; CARNEIRO, J. dos S.; SOARES, L. O.; LIMA, T. de A. Educação Sexual: As motivações a partir do gênero dos jovens. In: Juventude Br. CEMJ. 17 Edição – Ano 14 – Jan/jun 2019, p. 54-59.
OLIVEIRA, M. O que significa a sigla LGBTQIA+? https://www.printi.com.br/blog/a-representatividade-por-tras-do-dia-internacional-do-orgulho-lgbtqia?gclid=CjwKCAjw87SHBhBiEiwAukSeUZI95GeZuys-w8rtH5nNMoH9KUAG7y6YaF12PsQ5KHngz_h38U23UBoCDHAQAvD_BwE Acessado em 25/06/2021.
OLIVEIRA, W. L. G. de; CORDEIRO, R. C.; FONSECA, A.L.B. da. Desigualdade racial e de gênero na pandemia do COVID-19. In: Saúde da população negra e indígena. Washington Luan G. de Oliveiraa, Rosa Candido Cordeiro e Fernando Vicentini (Orgs.). Cruz da Almas/BA: EDUFRB, 2020, p. 13 – 28.
VIDAL, F. F. Príncipes, princesas, sapos, bruxas e fadas: os “novos contos de fadas” ensinando sobre infâncias e relações de gê¬nero e sexualidade na contempo¬raneidade. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós¬ Graduação em Educação – Porto Alegre, 2008. https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/14655/000659094.pdf?sequence=1 Acessado em 22/05/2019
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.