OS DESAFIOS PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL ENQUANTO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
DOI :
https://doi.org/10.46635/revise.v2ifluxocontinuo.1522Mots-clés :
Empreendedorismo Sustentável. Desenvolvimento Sustentável. Empreendedorismo e saúde. Promoção da saúde.Résumé
: O tema da pesquisa versa sobre os desafios do empreendedorismo sustentável enquanto estratégia para a promoção da saúde pública. O problema da pesquisa é que com o esgotamento dos recursos naturais e a necessidade da produção em massa, muitas empresas agem sem demonstrar preocupação com os impactos ambientais e sociais por elas gerados que influenciam diretamente na saúde pública. O objetivo geral da pesquisa é apresentar alguns desafios para a implementação do empreendedorismo sustentável que funciona como uma estratégia para a promoção da saúde pública. São objetivos específicos caracterizar a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável e relacioná-los com a saúde pública; trazer uma definição sobre o empreendedorismo sustentável enquanto estratégia para a promoção da saúde pública, e, por último, apresentar os desafios que dificultam a promoção do empreendedorismo sustentável como um agente que facilita promover a saúde pública. Para a realização da pesquisa foi adotada metodologia qualitativa por meio de uma revisão bibliográfica, foram selecionados artigos científicos na base de dados do Google Acadêmico e The Scientific Electronic Library Online - Scielo, as referências utilizadas são datadas do ano de 1995 até 2018. O empreendedorismo sustentável engloba a prática da produção de bens e serviços que atuem na solução de problemas sociais e ambientais, quando seu foco é direcionado à saúde pública o empreendedorismo sustentável atua com base em um dos pilares da sustentabilidade, o qual é denominado social e diz respeito à priorizar o bem-estar da coletividade.