MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO CORPORAL E PRESSÃO ARTERIAL DE PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “YOGA: AWAKEN ONE”

Authors

  • Mateus Mota Pereira
  • Alex Pinheiro Gordia
  • Danilo França Conceição dos Santos
  • Aline de Jesus Santos
  • Welerson Ricardo dos Santos Dantas
  • Hoany Santos Galvão
  • Teresa Maria Bianchini de Quadros

DOI:

https://doi.org/10.46635/revise.v9ifluxocontinuo.2358

Keywords:

Yoga; Composição corporal; Pressão arterial

Abstract

O tempo de permanência na universidade tende a aumentar as chances de os estudantes adotarem e manterem hábitos pouco saudáveis, levando a problemas como a pressão arterial elevada e excesso de peso. Esses problemas podem ser evitados ou revertidos com a prática de exercícios físicos. O presente estudo objetivou investigar os efeitos da prática de Yoga sobre a pressão arterial e composição corporal de estudantes universitários. A amostra foi composta por estudantes do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, participantes do Programa de Extensão “Yoga: Awaken ONE”. Os participantes realizaram práticas de Yoga duas vezes por semana durante três meses. As aulas tiveram duração de 60 minutos e foram compostas por mantras, pranayamas, ásanas e relaxamento induzido. Realizou-se análise descritiva das informações através de indicadores estatísticos de tendência central (mediana), variabilidade (intervalo interquartil - IIQ) e frequências absolutas e relativas. Considerando que os dados não apresentaram distribuição normal, o teste de Wilcoxon foi utilizado para verificar diferenças na composição corporal e na pressão arterial antes do início e após três meses de participação no programa de extensão. Foram avaliados cinco estudantes (quatro mulheres), com mediana de idade de 21 anos (IIQ=7,5). Observou-se diminuição de 6mmHg na mediana da pressão arterial sistólica e de 5mmHg na mediana da pressão arterial diastólica, aumento da relação cintura/estatura de 0,02 e aumento de 2,3 cm de circunferência abdominal. No entanto, essas diferenças não foram estatisticamente significativas (p<0,05). A partir dos resultados observados, é possível concluir que 2 sessões semanais de Yoga não foram eficazes para a melhora nos parâmetros de composição corporal e pressão arterial de estudantes universitários, entretanto a prática de Yoga tendeu a gerar redução na pressão arterial sistólica. O número reduzido de indivíduos e o tempo relativamente curto de intervenção desta investigação indicam a necessidade de mais estudos sobre o tema.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2022-04-08

How to Cite

Mota Pereira, M. ., Pinheiro Gordia, A. ., França Conceição dos Santos, D., de Jesus Santos, A. ., Ricardo dos Santos Dantas, W. ., Santos Galvão, H. ., & Maria Bianchini de Quadros, T. . (2022). MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO CORPORAL E PRESSÃO ARTERIAL DE PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “YOGA: AWAKEN ONE”. REVISE – Integrative Journal on Technological Innovations in Health Sciences , 9(fluxocontinuo), 38–58. https://doi.org/10.46635/revise.v9ifluxocontinuo.2358

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.