ADOLESCENTE COMO AGENTE MULTIPLICADOR EM EDUCAÇÃO SEXUAL
DOI:
https://doi.org/10.46635/revise.v1i01-02.1630Palavras-chave:
Adolescente, DST, Educação em Saúde, Educação SexualResumo
Este estudo é um relato de pesquisa do projeto “Controle de causas, riscos e danos das IST/DST/HIV/AIDS junto a adolescentes – construindo uma proposta de vigilância à saúde no município de Jequié-BA”, com o objetivo de contribuir na difusão de conhecimentos acerca das IST/DST/HIV/AIDS entre estudantes de Jequié/BA, a partir da formação de agentes multiplicadores. Teve como referência metodológica a problematização que aponta a reflexão acerca de uma realidade concreta, com seus conflitos e contradições. Realizada com 160 adolescentes matriculados no ensino fundamental em dez escolas públicas da rede municipal de ensino de Jequié-BA. Os dados foram coletados a partir de roteiros pré-determinados em cinco oficinas em cada escola com as temáticas: conceito de saúde, adolescência, sexo e sexualidade, aspectos conceituais, classificação e sintomas das infecções sexualmente transmissíveis (IST), doenças sexualmente transmissíveis (DST), vírus da imunodeficiência humana (HIV) e síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Foram respeitados os preceitos éticos conforme a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. Os resultados evidenciaram que os adolescentes mostraram-se participativos durante todo o processo de desenvolvimento das atividades de construção dos conhecimentos das temáticas trabalhadas, demonstrando receptividade ao entendimento do papel do agente multiplicador, a partir de apresentações lúdicas, como peça teatral, músicas e jogral, que foram desenvolvidas conjuntamente com os professores das escolas, que assessoraram nesta atividade. Percebemos a positividade das ações propostas pelo projeto, no decorrer das oficinas e no encerramento, quando os adolescentes fizeram apresentações múltiplas sobre o controle de causas, riscos e danos das IST/DST/HIV/AIDS. Concluímos que os adolescentes estão abertos à troca e busca de informações, partindo de uma reflexão para a ação, e são capazes de apreender a construir e reconstruir com facilidade os conhecimentos necessários para o agir, saber e fazer enquanto multiplicador, agente de mudança, no seu ambiente familiar, escolar e com os seus pares.