SAÚDE BUCAL COMO TEMÁTICA DAS CIÊNCIAS:
UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Mots-clés :
Educação em Saúde, Saúde bucal, Oficinas pedagógicasRésumé
Este estudo revela uma experiência extensionista no âmbito da Educação em Saúde e sua intersecção ao processo de Alfabetização científica. Tem como objetivo central a promoção de ações interdisciplinares de promoção a saúde bucal na escola junto a estudantes do ensino fundamental. Do ponto de vista metodológico foram realizadas oficinas pedagógicas com utilização de kits didáticos, exposições e círculos de conversa para se discutir o papel das ciências na compreensão do autocuidado e suas aplicações na prevenção de doenças orais. Como resultados, além da questão qualitativa de divulgação das ciências no contexto da educação em saúde, se tem a efetivação das práticas interdisciplinares junto ao Núcleo de Assistência a saúde da Família na escola, contribuindo para integralização das ações dessa natureza, contemplada nos indicadores da escola em relação à promoção de educação científica no contexto da saúde da família.
Téléchargements
Références
BARROS, Sandra Garrido de et al. Análise da produção científica sobre avaliação de políticas de saúde bucal no Brasil. Saúde em Debate, v. 43, p. 207-222, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/PZBzY4QyvTfdwyCdRcr9xzN/abstract/?lang=pt. Acesso em Maio de 2023
COELHO, Geraldo Ceni. O papel pedagógico da extensão universitária. Revista Em Extensão, v. 13, n. 2, p. 11-24, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/26682/ . Acesso em Maio de 2023
FAÇANHA, Alessandro Augusto Barros; ALVES, Flavia Chini. Popularização das ciências e jornalismo científico: possibilidades de alfabetização científica. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 13, n. 26, p. 41-55, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4283. Acesso em Maio de 2023
FERREIRA, Izabel do Rocio Costa et al. Saúde bucal na escola: uma experiência extensionista. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, v. 17, n. 35, p. 126-137, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2020v17n35p126. Acesso em Maio de 2023
MUSSI, RF de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, CB de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, 17 (48), 60-77. 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2178-26792021000500060&script=sci_arttext. Acesso em Fevereiro de 2023
NUNES, Ana Lucia de Paula Ferreira; DA CRUZ SILVA, Maria Batista. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade, v. 4, n. 7, p. 119-133, 2011. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/gtic-malestar/article/view/60. Acesso em Maio de 2023
RODRIGUES, Andréia Lilian Lima et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-SERGIPE, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2013. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/494. Acesso em Janeiro de 2023
RODRIGUES, Carlos Alailson Licar et al. Conhecimentos e práticas em saúde bucal na escola: relato de experiências. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 403-416, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9688. Acesso em Maio de 2023
Fichiers supplémentaires
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Extensão 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.