A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PRÁTICA DE HUMANIZAÇÃO NA PEDIATRIA:

VIVÊNCIAS DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Patrícia Fernandes do Prado Universidade Estadual de Montes Claros
  • Ana Cecília Melo Lopes Universidade Estadual de Montes Claros
  • Ana Augusta Maciel de Souza Universidade Estadual de Montes Claros
  • Mirela Lopes Figueiredo Universidade Estadual de Montes Claros
  • Simone Guimarães Teixeira Souto Universidade Estadual de Montes Claros

Palavras-chave:

Saúde da criança, Brinquedos e jogos, Criança Hospitalizada, Relações Comunidade-Instituição

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar as experiências vivenciadas por um grupo de acadêmicos de enfermagem, participantes de um projeto de extensão, sobre a prática da contação de histórias como ferramenta de humanização. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e de caráter exploratório, seguindo como referencial teórico-metodológico uma abordagem fenomenológica. A pesquisa foi realizada com acadêmicos de um curso de Graduação em Enfermagem, colaboradores do projeto “Pró-brincar: programa de atenção integral à criança hospitalizada”, que desenvolve atividades com crianças internadas e acompanhantes. A coleta de dados foi realizada no primeiro semestre de 2022, por meio de uma entrevista semi-estruturada. Com foco no objetivo da pesquisa, emergiram as seguintes categorias: indo ao encontro do projeto, planejando a prática e sendo o projeto uma forma de humanização. Observa-se que o Pró-brincar apresenta-se como um projeto diferente que busca ensinar e utilizar ferramentas para a atuação humanizada em pediatria, trazendo um conforto e alívio para a comunidade assistida. As vivências dos acadêmicos em suas ações demonstraram a relevância do projeto em sua formação profissional, possibilitando a interação e o estabelecimento de um vínculo terapêutico com crianças hospitalizadas e seus familiares, tendo como instrumento a contação de histórias.

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Arquivos adicionais

Publicado

28.11.2023

Como Citar

Fernandes do Prado, P., Melo Lopes, A. C., Maciel de Souza, A. A., Lopes Figueiredo, M. ., & Guimarães Teixeira Souto, S. (2023). A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PRÁTICA DE HUMANIZAÇÃO NA PEDIATRIA: : VIVÊNCIAS DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM. Revista Extensão, 24(1), 46–55. Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3380

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