WEB ARTE:

A BIBLIOTECA P5.JS E O ESTUDO DE CASO DO PROJETO CÁPSULAS SONORAS

Auteurs

  • Daniele dos Santos Costa FATEC RUBENS LARA
  • Vanina Carrara Sigrist FATEC BAIXADA SANTISTA (SP)

Mots-clés :

web arte, p5.js, Cápsulas Sonoras

Résumé

Este artigo pretende estimular o debate sobre as produções artísticas chamadas de web arte. Mostrar a união da área de computação através da biblioteca p5.js (2013) com artistas sonoros. Para tanto, será desenvolvido um estudo de caso da obra “Cápsulas Sonoras”, do ano de 2021. A revisão bibliográfica compreende principalmente a literatura de Nunes (2011/2016), Oakim (2015), McCarthy, Reas e Fry (2015). O resultado busca abranger a pesquisa de trabalhos que unem arte e internet.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BULHÕES, Maria Amélia. Web arte e poéticas do território [recurso eletrônico]. Porto Alegre:

Zouk, 2021.

CÁPSULAS SONORAS. Cápsulas Sonoras. Disponível em: https://capsulassonoras.com/. Acesso

em: 12 de maio de 2022.

EDITOR P5.JS. Editor p5.js. Disponível em: https://editor.p5js.org/. Acesso em: 22 de março de

FABIOFON[dot]COM. Bem Web Arte [Youtube]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UrAdJ-kmKlI&list=PLyKe8JvKHSUq8NYHUwfRXTDUZhSi2V3bO. Acesso em: 21 de maio de

FABIOFON[dot]COM. Falas da Web Arte no Brasil [Youtube]. Disponível em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLyKe8JvKHSUowgufOyesEZBAUJtTzm0Sd. Acesso em: 21 de maio de 2022.

FLANAGAN, David. JavaScript: o guia definitivo. Tradução de João Eduardo Nóbrega Tortello, 6.

ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.

GEO GOO. Geo Goo. Disponível em: https://www.geogoo.net/. Acesso em: 30 de maio de 2022.

INMEMORIAM. InMemoriam. Disponível em: https://emmeio13.medialab.unb.br/inmemorian/.

Acesso em: 25 de abril de 2022.

JODI. JODI. Disponível em: http://wwwwwwwww.jodi.org/ [Site]. Acesso em: 23 de março de 2022.

KLUSZCZYNSKI, R. W. Do filme à arte interativa: transformações na artemídia. In: Domingues, Diana (Org.).Tradução de Flávia Gisele Saretta et al., tradutores. Arte, ciência e tecnologia: passado,

presente e desafios. São Paulo: Editora UNESP, 2009. p. 219-237.

LEÃO, Lucia. Uma cartografia das poéticas do ciberespaço. Conexão: Comunicação e Cultura, Vol. 3, N° 6, 2004. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/

view/76. Acesso em: 21 de maio de 2022.

MCCARTHY, L.; REAS, C.; FRY, B. Make: Getting Started with p5.js. Published by Maker Media. San

Francisco, 2015.

MINUS. Minus – Rede Social. Disponível em: https://minus.social/. Acesso em: 24 de abril de

MY BOYFRIEND CAME BACK FROM THE WAR. My Boyfriend Came Back From the War. [Site].

Disponível em: http://myboyfriendcamebackfromth.ewar.ru. Acesso em: 20 de maio de 2022.

NUNES, F. O. Mentira de artista: arte (e tecnologia) que nos engana para repensarmos o mundo. São Paulo: Cosmogonias Elétricas, 2016.

OAKIM, Patricia Bandeira de Mello. Arte e programação na linguagem Processing. 2015. 137

f. Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São

Paulo, 2015. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18199/. Acesso em: 11 de

agosto de 2021.

SCHWARTZ, J. et al. Mulheres na Informática: quem foram as pioneiras? Cadernos Pagu (27), julho-dezembro de 2006: pp.255-278.

SONATÓRIO. SONatório. Disponível em: https://sonatorio.org. Acesso em: 22 de novembro de

SOUNDVIZ. SoundViz. Disponível em: https://openprocessing.org/sketch/1011726. Acesso em

de março de 2022.

Showcase. Disponível em: Erro! A referência de hiperlink não é válida. ShowCase.p5js.org/#/.

Acesso em: 20 de setembro de 2021.

OLIVEIRA NUNES, F. (2011). Reflexões sobre a web arte em novos contextos. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 17(28). Disponível em: https://doi.org/10.22456/2179-8001.18791. Acesso

em: 21 de maio de 2022.

OPENPROCESSING. OpenProcessing [Site]. Disponível em: https://www.openprocessing.org/.

Acesso em: 11 de agosto de 2021.

P5.JS. p5.js [Site]. Disponível em: https://p5.js.org. Acesso em: 21 de maio de 2022.

PAUL, Christiane. O Mito da imaterialidade: apresentar e preservar novas mídias. In: DOMINGUES,

Diana (Org.); Flávia Gisele Saretta et al., tradutores. Arte, ciência e tecnologia: passado, presente e desafios. São Paulo: Editora UNESP, 2009. p. 345-366

PROCESSING. Processing [Site]. Disponível em: https://processing.org. Acesso em: 21 de maio de

PROCESSING FOUNDATION. Processing Foundation [Site]. Disponível em: https://processingfoundation.org/. Acesso em 26 de abril de 2022.

THE CODING TRAIN. The Coding Train [Site]. Disponível em: https://thecodingtrain.com/. Acesso

em 25 de abril de 2022.

The Coding Train. 1.1: Introduction – p5.js Tutorial [Youtube]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8j0UDiN7my4. Acesso em 20 de outubro de 2022.

TOPIA SOUND ART FESTIVAL. Topia Sound Art Festival Disponível em: https://www.dystopie-festival.net/2021_B/. Acesso em: 22 de novembro de 2021.

TORRES, V. M. HTML e seus Componentes. Revista Ada Lovelace, [S. l.], v. 2, p. 99–101, 2018.

Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/adalovelace/article/view/4652. Acesso em: 27 de abril de 2022.

TUMBA. Tumba – Ambiente virtual 3D. Disponível em: https://tumba.hotglue.me/. Acesso em:

de abril de 2022.

Vídeo de exibição da web arte Cápsulas Sonoras – Sound Capsules. Disponível em: https://www.

youtube.com/watch?v=Tjp517VZgGQ&t=7s. Acesso em: 24 de abril de 2022.

Vídeo do *TOPIA SOUND ART FESTIVAL – Artists Presentations Cloudtopia II. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=x2XOrerS604. Acesso em: 24 de abril de 2022.

Fichiers supplémentaires

Publiée

2023-03-07

Comment citer

dos Santos Costa, D., & Carrara Sigrist, V. . (2023). WEB ARTE: : A BIBLIOTECA P5.JS E O ESTUDO DE CASO DO PROJETO CÁPSULAS SONORAS. Revista Extensão, 23(1), 41–50. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3031

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.