CONTOS, CAUSOS, HISTÓRIAS...

ENCANTAMENTO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO

Auteurs

  • Daiana Camargo Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Rita de Cassia da Silva Oliveira Universidade Estadual Ponta Grossa.
  • Lucélia de Cássia Clarindo Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mots-clés :

Contação de Histórias, Idosos, Universidade Aberta para a Terceira Idade, Pandemia

Résumé

Resumo: Neste relato, objetivamos trazer as experiências vividas a partir do projeto de extensão “XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX”, nos anos de 2019 e 2020. Construímos junto aos idosos, alunos da UATI – Universidade Aberta à Terceira Idade - (XXXXXXX) espaços e maneiras de aprender, diversas técnicas da contação de histórias e a produção de materiais, bem como a possibilidade de ensinar através de experiências enquanto contadores de histórias. Em um movimento de articulação com a comunidade, criamos espaços de interação, da prática e do compartilhamento o que foi aprendido no decorrer do projeto. As práticas de leitura e contação foram desenvolvidas nos encontros no espaço da Universidade em momentos de socialização de integração. Em outros momentos adentramos instituições educativas, espaços vinculados a saúde e assistência social, visando experiências com crianças de diferentes idades e demais instituições sociais onde possamos levar o encantamento das histórias propiciando o bem-estar a quem executa, tanto quanto a quem participa enquanto ouvinte. Trazemos os desafios e as experiências vividas no ano de 2020 em contexto pandêmico, no qual o contar histórias ganhou novas características e as interações se deram em espaço virtual. Falamos das aprendizagens e da importância das relações entre idosos protagonistas, universidade e comunidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Daiana Camargo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Ciências da Educação, Professora no Departamento de Pedagogia – Universidade Estadual de Ponta Grossa

Rita de Cassia da Silva Oliveira, Universidade Estadual Ponta Grossa.

Doutora em Educação, Coordenadora da Universidade Aberta para a Terceira Idade na Universidade Estadual Ponta Grossa.

Lucélia de Cássia Clarindo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora UATI-Universidade Estadual de Ponta Grossa, Contadora de histórias, Coordenadora do Bando da leitura.

Références

URGO, R.; CORDEIRO, M.T. X. Vamos contar e viver histórias infantis: práticas a partir do Facebook. In: MONTEIRO, S. A. S. Educação a distância na era COVID-19: possibilidades, limitações, desafios e perspectivas. Ponta Grossa: Atena, 2020.

Busatto, C. Contar e Encantar: Pequenos Segredos da narrativa. Petrópolis Rj. Vozes, 2012

______ A contar histórias no século XXI: tradição e ciberespaço .Petrópolis , Vozes, 2007

CARDOSO, W. Crise é oportunidade. In: TOSTES, A.; MELO FILHO, H. Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois. Bauru: Canal 6, 2020.

COELHO, B. Contar histórias uma arte sem idade. São Paulo.Atica 1999

CUNHA, M. T. S. Do coração à caneta: cartas e diários pessoais nas teias do vivido...História: Questões & Debates, Curitiba, n. 59, p. 115-142, jul./dez. 2013. Editora UFPR

LACOMBE, A. L. Quantas histórias numa história: relatos das experiências de uma contadora de histórias . São Paulo. É Realizaçoes. 2015

MACHADO, R. Fundamentos Teóricos-poéticos da arte de contar histórias . São Paulo. DCL. 2004

MADDALENA, T. L.; MARTINS, V.; SANTOS, E. Criar histórias, narrar a vida e produzir audiovisualidades: Digital Storytelling na formação docente. Em Teia – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – vol. 10 - n. 1 – 2019.

MARTENS, A; QUADROS, D. de. Em cada casa, um causo. Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil Porto Alegre, PUC 2012. https://editora.pucrs.br/anais/IICILLIJ/7/Emcadacasa,umcauso-PUCRS.pdf

RAMOS, A. C. Os Avós na Literatura Infantil: perspectivas gerontológicas e educacionais. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 1, p. 191-225, jan./mar. 2015. <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/ article/view/45343/32244>

RAMOS, A. N. Contação de histórias: um caminho para a formação de leitores? Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina, 2009.

SCHLEMMER, E; BACKES, L; BITTENCOURT, J.R.; PALAGI, A.M.M. O habitar do ensinar e do aprender onlife: vivências na educação contemporânea. São Leopoldo: Casa Leiria, 2021.

SOUSA, F. A. de. Fotografia e memória em Marcel Proust. I Encontro de História da Mídia da Região Norte, 2010.

TIERNO ,G. (org.) A Arte de Contar histórias: abordagens poéticas, literárias e performáticas . São Paulo. Icone .2010

TODARO, M. Vovô vai à escola: A velhice como tema transversal no ensino fundamental. Campinas, SP: Papirus, 2009.

Fichiers supplémentaires

Publiée

2022-07-28

Comment citer

Camargo, D. ., da Silva Oliveira, R. de C., & Clarindo, L. de C. . (2022). CONTOS, CAUSOS, HISTÓRIAS. : ENCANTAMENTO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 22(1), 99–107. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/2553

Articles similaires

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.