A PRÁXIS DO ENSINO SUPERIOR NO PÓS-PANDEMIA:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Jessica Santos Passos Costa Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Caique Santos de Jesus Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Anna Clara de Queiroz Duarte Pires Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Larissa Oliveira Novais Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Isis Ludmila Silva Barreto Universidade Estadual de Feira de Santana

Palabras clave:

Educação Superior, Pandemias, Narrativa, Educação Física e Treinamento

Resumen

Objetivou-se relatar a práxis no ensino superior no pós-pandemia de vivências de diversas práticas corporais dos acadêmicos do curso de Educação Física de uma universidade pública do interior da Bahia. Trata-se de um relato de experiência, qualitativo, desenvolvido durante a realização das atividades do projeto de extensão: “IV Seminário de Práticas Corporais: a práxis de volta ao processo formativo”. O projeto foi coordenado pela área de práticas corporais do curso de Educação Física, com apoio de 10 monitores. As inscrições ocorreram via questionário Google Forms, nos dias 08 e 09 de novembro de 2022. Foram ofertadas quatro vivências por turno, com duração de 50 minutos. Participaram do projeto 112 acadêmicos. Foram ministradas aulas teóricas/práticas por docentes convidados e docentes do curso, contemplando os diferentes componentes curriculares pertencentes a área de práticas corporais e afins. Houve um grande engajamento dos graduandos nas oficinas ofertadas, os participantes somaram seus conhecimentos com os docentes e suas experiências. Notou-se grande carência e conhecimento raso em algumas vivências apresentadas. O evento de extensão foi o primeiro passo para a redução do déficit educacional ocasionado pela pandemia, porém ainda há muito no que avançar no percurso em busca estratégias que colaboram para uma boa formação acadêmica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANDRADE, E. G. R.; RODRIGUES, I. L. A.; NOGUEIRA, L. M. V., et al. Contribuição da monitoria acadêmica para o processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem. Rev. Bras. Enferm., v. 71, supl. 4, p. 1596-1603, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/dhLG3DTR8zjLvk8YQ5tzwpx/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 15 abril 2023.

BAHIA, DECRETO Nº 19.529, DE 16 DE MARÇO DE 2020. Decretos - Prevenção ao coronavírus. Disponível em: http://www.legislabahia.ba.gov.br/documentos/decreto-no-19529-de-16-de-marco-de-2020. Acesso em: 16 jan. 2023.

BARROS, F. C.; VIEIRA, D. A. de P. Os desafios da educação no período de pandemia. Brazilian Journal of Development. v. 7, n. 1, 2021.Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22591. Acesso em: 15 abril 2023.

BETTI, M. A pós-pandemia colocará o EaD no seu devido lugar. Centro Esportivo Virtual. Cenas Educacionais, v. 4, 2021. Disponível em: http://cev.org.br/biblioteca/a-pos-pandemia-colocara-o-ead-no-seudevido-lugar/. Acesso em: 16 dez. 2022.

BORIM, M.L.C.; SPIGOLON, D.N.; CHRISTINELLI, H.C.B., et al. Ausência de atividades práticas durante a pandemia: impacto na formação de acadêmicos. Revista de Educação, Ciência e Cultura. Canoas, v. 26 n. 2, p. 01-10, 2021. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7407/pdf#. Acesso em: 15 abril 2023.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

ILHA, F.R.S.; ANTUNES, D.D.; TEIXEIRA, F.S. Impactos da pandemia na formação universitária. Revista Motrivivência, v.34, n.65, p. 01-15, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/89847/51166. Acesso em: 15 abril 2023.

MACEDO, L.M.M.; NEVES, L.E.O. Práticas de Educação Física na pandemia por Covid-19. Ensino em perspectivas, v. 2, n. 3, p. 1-5, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6283. Acesso em: 15 abril 2023.

MAYER, P. A. Os processos de ensino e aprendizagem da educação física escolar em tempos de pandemia. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Santa Rosa – Rio Grande do Sul, 2021.

MELO, M. P.et al. Educação Física escolar: a necessidade de uma práxis educativa mais coerente com a realidade. EFDeportes.com, Revista Digital, v. 16, n. 160, 2011. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd160/educacao-fisica-escolar-mais-coerente.htm. Acesso em: 29 agosto 2023.

MILISTETD, M.; BRASIL, V. Z.; SALLES, W.N.; et al. Percepção de estudantes universitários de educação física sobre o estágio curricular supervisionado em treinamento esportivo: estudo em uma universidade pública brasileira. Movimento, v. 24, n. 3, p. 903-916, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mov/a/RTcK73YS8YMSkYW9VK9snzb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 abril 2023.

MIRAGEM, A. A.; ALMEIDA, L. Potencialidades e limitações da educação física no ensino remoto: o efeito pandemia no componente curricular. Movimento, v. 27, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mov/a/HQ3q73vVQhWtWdBH5YS5cnD/?lang=pt#. Acesso em: 22 fev. 2023.

Organização Mundial da Saúde (ca), Organização Pan-americana da saúde (OPAS). Histórico da pandemia de COVID-19. 2021. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso: 15 jan. 2023.

PACHECO, W.R.S.; BARBOSA, J.P.S.; FERNANDES, D.G. A relação teoria e prática no processo de formação docente. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, [S.l.], v. 2, 2019. Disponível em: https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/pesquisainterdisciplinar/article/view/380. Acesso em: 02 fev. 2023.

PASSOS, L.F.; ANDRADE, M.F.R.; APARICIO, A.S.M.; et al. Comunidades de Aprendizagem e práticas colaborativas nos processos de inserção o profissional. Revista Eletrônica de Educação, v. 14, e4261115, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/download/4261/1104. Acesso em: 15 abril 2023.

Archivos adicionales

Publicado

2023-11-28

Cómo citar

Santos Passos Costa, J. ., Santos de Jesus , C. ., de Queiroz Duarte Pires , A. C. ., Oliveira Novais , L., & Silva Barreto , I. L. . (2023). A PRÁXIS DO ENSINO SUPERIOR NO PÓS-PANDEMIA: : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 24(1), 91–97. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3321

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.