WEB ARTE:
A BIBLIOTECA P5.JS E O ESTUDO DE CASO DO PROJETO CÁPSULAS SONORAS
Palabras clave:
web arte, p5.js, Cápsulas SonorasResumen
Este artigo pretende estimular o debate sobre as produções artísticas chamadas de web arte. Mostrar a união da área de computação através da biblioteca p5.js (2013) com artistas sonoros. Para tanto, será desenvolvido um estudo de caso da obra “Cápsulas Sonoras”, do ano de 2021. A revisão bibliográfica compreende principalmente a literatura de Nunes (2011/2016), Oakim (2015), McCarthy, Reas e Fry (2015). O resultado busca abranger a pesquisa de trabalhos que unem arte e internet.
Descargas
Citas
BULHÕES, Maria Amélia. Web arte e poéticas do território [recurso eletrônico]. Porto Alegre:
Zouk, 2021.
CÁPSULAS SONORAS. Cápsulas Sonoras. Disponível em: https://capsulassonoras.com/. Acesso
em: 12 de maio de 2022.
EDITOR P5.JS. Editor p5.js. Disponível em: https://editor.p5js.org/. Acesso em: 22 de março de
FABIOFON[dot]COM. Bem Web Arte [Youtube]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UrAdJ-kmKlI&list=PLyKe8JvKHSUq8NYHUwfRXTDUZhSi2V3bO. Acesso em: 21 de maio de
FABIOFON[dot]COM. Falas da Web Arte no Brasil [Youtube]. Disponível em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLyKe8JvKHSUowgufOyesEZBAUJtTzm0Sd. Acesso em: 21 de maio de 2022.
FLANAGAN, David. JavaScript: o guia definitivo. Tradução de João Eduardo Nóbrega Tortello, 6.
ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
GEO GOO. Geo Goo. Disponível em: https://www.geogoo.net/. Acesso em: 30 de maio de 2022.
INMEMORIAM. InMemoriam. Disponível em: https://emmeio13.medialab.unb.br/inmemorian/.
Acesso em: 25 de abril de 2022.
JODI. JODI. Disponível em: http://wwwwwwwww.jodi.org/ [Site]. Acesso em: 23 de março de 2022.
KLUSZCZYNSKI, R. W. Do filme à arte interativa: transformações na artemídia. In: Domingues, Diana (Org.).Tradução de Flávia Gisele Saretta et al., tradutores. Arte, ciência e tecnologia: passado,
presente e desafios. São Paulo: Editora UNESP, 2009. p. 219-237.
LEÃO, Lucia. Uma cartografia das poéticas do ciberespaço. Conexão: Comunicação e Cultura, Vol. 3, N° 6, 2004. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/
view/76. Acesso em: 21 de maio de 2022.
MCCARTHY, L.; REAS, C.; FRY, B. Make: Getting Started with p5.js. Published by Maker Media. San
Francisco, 2015.
MINUS. Minus – Rede Social. Disponível em: https://minus.social/. Acesso em: 24 de abril de
MY BOYFRIEND CAME BACK FROM THE WAR. My Boyfriend Came Back From the War. [Site].
Disponível em: http://myboyfriendcamebackfromth.ewar.ru. Acesso em: 20 de maio de 2022.
NUNES, F. O. Mentira de artista: arte (e tecnologia) que nos engana para repensarmos o mundo. São Paulo: Cosmogonias Elétricas, 2016.
OAKIM, Patricia Bandeira de Mello. Arte e programação na linguagem Processing. 2015. 137
f. Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São
Paulo, 2015. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18199/. Acesso em: 11 de
agosto de 2021.
SCHWARTZ, J. et al. Mulheres na Informática: quem foram as pioneiras? Cadernos Pagu (27), julho-dezembro de 2006: pp.255-278.
SONATÓRIO. SONatório. Disponível em: https://sonatorio.org. Acesso em: 22 de novembro de
SOUNDVIZ. SoundViz. Disponível em: https://openprocessing.org/sketch/1011726. Acesso em
de março de 2022.
Showcase. Disponível em: Erro! A referência de hiperlink não é válida. ShowCase.p5js.org/#/.
Acesso em: 20 de setembro de 2021.
OLIVEIRA NUNES, F. (2011). Reflexões sobre a web arte em novos contextos. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 17(28). Disponível em: https://doi.org/10.22456/2179-8001.18791. Acesso
em: 21 de maio de 2022.
OPENPROCESSING. OpenProcessing [Site]. Disponível em: https://www.openprocessing.org/.
Acesso em: 11 de agosto de 2021.
P5.JS. p5.js [Site]. Disponível em: https://p5.js.org. Acesso em: 21 de maio de 2022.
PAUL, Christiane. O Mito da imaterialidade: apresentar e preservar novas mídias. In: DOMINGUES,
Diana (Org.); Flávia Gisele Saretta et al., tradutores. Arte, ciência e tecnologia: passado, presente e desafios. São Paulo: Editora UNESP, 2009. p. 345-366
PROCESSING. Processing [Site]. Disponível em: https://processing.org. Acesso em: 21 de maio de
PROCESSING FOUNDATION. Processing Foundation [Site]. Disponível em: https://processingfoundation.org/. Acesso em 26 de abril de 2022.
THE CODING TRAIN. The Coding Train [Site]. Disponível em: https://thecodingtrain.com/. Acesso
em 25 de abril de 2022.
The Coding Train. 1.1: Introduction – p5.js Tutorial [Youtube]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8j0UDiN7my4. Acesso em 20 de outubro de 2022.
TOPIA SOUND ART FESTIVAL. Topia Sound Art Festival Disponível em: https://www.dystopie-festival.net/2021_B/. Acesso em: 22 de novembro de 2021.
TORRES, V. M. HTML e seus Componentes. Revista Ada Lovelace, [S. l.], v. 2, p. 99–101, 2018.
Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/adalovelace/article/view/4652. Acesso em: 27 de abril de 2022.
TUMBA. Tumba – Ambiente virtual 3D. Disponível em: https://tumba.hotglue.me/. Acesso em:
de abril de 2022.
Vídeo de exibição da web arte Cápsulas Sonoras – Sound Capsules. Disponível em: https://www.
youtube.com/watch?v=Tjp517VZgGQ&t=7s. Acesso em: 24 de abril de 2022.
Vídeo do *TOPIA SOUND ART FESTIVAL – Artists Presentations Cloudtopia II. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=x2XOrerS604. Acesso em: 24 de abril de 2022.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Extensão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.