MANEJO E ATIVIDADE BIOLÓGICA DO SOLO COMO PRÁTICA INTEGRADORA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM AGROECOLOGIA
Keywords:
Agroecologia, Ensino por investigação, Compostagem, AdubaçãoAbstract
Compreendendo a pesquisa como princípio científico e educativo, o objetivo desse artigo é analisar práticas investigativas em torno do manejo e conservação do solo no contexto da educação em agroecologia. Diz respeito à pesquisa-ação agroecológica realizada no Núcleo de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (NUPAIS) do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Jacuípe II, em Riachão do Jacuípe (Ba), envolvendo um processo de diagnóstico, estudo e manejo do agroecossistema local no âmbito do Curso Técnico em Agroecologia. Foi possível articular várias práticas de manejo agroecológico do solo de modo a promover a sua atividade biológica, com destaque para a compostagem de resíduos orgânicos domiciliares e escolares e o plantio de leguminosas para adubação verde. O preparo do solo foi reafirmado como etapa essencial para recuperar e potencializar a vida do solo e retomar a produção agroecológica do NUPAIS.
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